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Emissora promoveu reunião virtual com artistas que estão no ar ou em produções que estreiam em breve para fazer orientações sobre o período eleitoral
Pouco mais de uma semana após o início da liberação de propagandas eleitorais e realizando entrevistas no Jornal Nacional com os candidatos à Presidência da República, a TV Globo promoveu na última quarta-feira (24/08) uma reunião de forma remota com atores que estão no ar ou em produções que terão estreia em breve para instruí-los sobre as condutas que deveram ser adotadas durante a campanha eleitoral.
De acordo com as informações exclusivas do colunista Lucas Pasin, do portal Splash, do UOL, os globais foram orientados para evitar manifestações políticas e também não subir em palanques. Segundo à publicação, Marcos Veras, Marcos Caruso, Tonico Pereira, Rosamaria Murtinho e Flávia Reis eram alguns dos presentes na reunião. Procurados pelo jornalista, os atores preferiram não se manifestar sobre o conteúdo da pauta abordada pela plim plim.
Procurada pelo veículo, a Globo emitiu um comunicado e deu detalhes sobre as orientações que foram passadas para funcionários do canal, e informou que "não existe proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, desde que não vinculadas à emissora, inclusive em eventos presenciais e nas redes sociais".
"A Globo cumpre rigorosamente a legislação eleitoral e tem uma política interna sobre eleições alinhada à sua posição de neutralidade e isenção. A Globo reitera que não apoia qualquer candidato e que, em questões eleitorais, se limita a realizar a cobertura jornalística das eleições, seguindo seus Princípios Editoriais.
Por isso, nos períodos eleitorais, conversamos com os profissionais do nosso casting para relembrá-los sobre as regras que, entre outras restrições, impedem que contratados da empresa que desejem se candidatar estejam no ar em qualquer programa.
Não existe proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, desde que não vinculadas à Globo, inclusive em eventos presenciais e nas redes sociais. Elas não podem envolver ativos da Globo, como instalações da empresa, cenários e figurinos de personagens, etc.
Não são permitidas manifestações de apoio a partido ou candidato em propagandas eleitorais no rádio e na televisão. Essas regras são essenciais para que não seja comprometida a percepção do público sobre a isenção da empresa. Aos jornalistas, no entanto, pela natureza da função, são vedadas manifestações de apoio eleitoral em quaisquer instâncias".
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