UAI

Natuza Nery critica Lula e Bolsonaro por fugirem de debates no GloboNews

Jornalista falou sobre o fato dos candidatos líderes nas pesquisas não aceitarem o convite para participar de debates eleitorais

Reprodução/GloboNews Reprodução/GloboNews
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 27/07/2022 11:32
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

As Eleições 2022 estão cada vez mais próximas e, por isso, os canais se preparam para a cobertura. Entretanto, os debates envolvendo os candidatos ao cargo de presidente da República se tornaram uma verdadeira dúvida nos corredores de várias emissoras.

A jornalista Natuza Nery, da GloboNews, não gostou nada que os dois principais candidatos em 2022, Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas eleitorais com larga vantagem sobre os demais candidatos e são os mais cotados para avançar para o segundo turno, não tenham respondido ao convite para participar da sabatina com os presidenciáveis na Central das Eleições.

 

Logo no início do programa na última terça-feira (26/07), quando sabatina o candidato André Janones (Avante), a mediadora do programa usou o espaço para reclamar da situação e afirmou que, graças a estas respostas negativas, eles "deixam de oferecer informação" aos eleitores.

 

"Foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha no dia 23 de junho. No sorteio realizado no dia 28 de junho com representantes do PT, do PDT, do MDB e do Avante definiu a ordem e as datas das entrevistas. O PL também foi convidada para esta reunião, mas não enviou representante", iniciou Natuza, antes de cumprimentar o sabatinado do dia.

 

"As assessorias das cinco candidaturas foram informadas que 06 de julho era o prazo final para a confirmação. Aceitaram o convite a candidata Simone Tebet, do MDB, entrevistada ontem aqui, o candidato André Janones, do Avante e o candidato Ciro Gomes, do PDT", acrescentou.

 

Na sequência, ela anunciou que Lula e Bolsonaro não aceitaram o convite. "As assessorias do presidente Jair Bolsonaro, do PL e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, não deram retorno", explicou. A comunicadora aproveitou o espaço para criticar a decisão dos presidenciáveis, que estão transformando as emissoras em reféns, sem eles, o projeto que é uma das apostas dos canais para a cobertura perde o apelo junto ao público. Os políticos não estão respondendo nenhum chamado das emissoras.

"Quando um candidato opta por não participar de uma entrevista, deixa de oferecer a você eleitora, eleitor, o que é essencial numa democracia, a informação. A nós jornalistas profissionais cabe fazer perguntas com isenção e com total independência que interessam ao público para que ele possa se preparar para o momento do voto".

Natuza Nery

Vale destacar, que a CNN Brasil anunciou a suspensão de seu debate eleitoral pela falta dos dois candidatos que estão à frente nas pesquisas de intenção de voto e, pouco depois, a Jovem Pan tomou o mesmo caminho.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x