UAI

Tragédia em show no Brasil marca história do RBD; relembre

Na primeira vinda ao país, uma tarde de autógrafos no dia 4 de fevereiro de 2006; ficou marcada pela morte de três fãs e pelo menos 42 feridos

Tragédia em show no Brasil marca história do RBD; relembre o ocorrido Divulgação/Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 09/11/2023 13:39
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

O grupo musical mexicano RBD foi um grande fenômeno nos anos 2000, que surgiu através da novela infanto-juvenil Rebelde (2004), exibida no SBT. Anahí, Dulce María, Maitê Perroni, Christian Chávez e Christopher Uckermann, cinco dos seis integrantes, já estão em solo brasileiro. Nesta quinta-feira (09/11), começam as apresentações da banda no Brasil, entre o dia 9 de novembro até o dia 19. Alfonso Herrera, o Poncho, foi o único integrante que ficou de fora da turnê Soy Rebelde Tour.

Leia Mais

RBD faz shows no Estádio Nilton Santos Engenhão, no Rio de Janeiro nos dias 9 e 10 de novembro e, depois, vai a São Paulo, onde faz shows nos dias 12 e 13 no Estádio Morumbi, 16, 17, 18 e 19 de novembro no Allianz Parque  — Minas Gerais — que esteve presente em algumas turnês do grupo — ficou de fora. Todos os ingressos estão esgostados. 

 

Vale destacar, que o Brasil é um dos lugares onde eles contam com maior número de fãs. Inclusive, foi por aqui que eles foram impactados por uma grande tragédia em 2006. O caso aconteceu no dia 06 de fevereiro durante um evento organizado pelo supermercado Extra e a gravadora EMI, em São Paulo. Marcado para ter um público de 3 mil pessoas, a tarde de autográfos acabou atraindo mais de 10 mil admiradores para o local.

 

Além disso, o RBD realizou um pocket show improvisado — apresentação musical de curta duração, produzida geralmente para um público pequeno — no estacionamento do shopping Fiesta na região de Guarapiranga, localizada na zona sul da capital paulista. Porém, tudo começou a dar errado por conta da superlotação. O espaço não tinha capacidade para comportar os 10 mil fãs, e o público começou a se empurrar para ficar cada vez mais perto do palco.

 

Durante o alvoroço, a grade que separava os admiradores do palco chegou até a ser derrubada com a pressão. Anahí pediu para todo mundo se acalmar, mas não adiantou e o show foi encerrado, assim com a tarde de autógrafos, que nem chegou a ter início. Por conta da confusão, diversas pessoas foram pisoteadas. Dezenas ficaram feridas e, infelizmente, três morreram — vítimas de parada cardiorespiratória, depois de terem sido pisoteadas. Elas apresentaravam hematomas no rosto e marcas de sola de sapato na roupa.

 

Na época, os responsáveis pelo evento publicaram uma nota à imprensa lamentando o fatídico episódio. "Não houve quaisquer razões externas que pudessem colaborar para o acidente, fato gerado exclusivamente pela aglomeração dos fãs localizados próximo ao palco", reproduziu o jornal Folha de S.Paulo o comunicado oficial feito pela assessoria de imprensa. Eles informaram ainda que ambulâncias com UTI móveis, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar estavam presentes no local.

 

Confira, abaixo, uma reportagem sobre a tragédia:

Mas apesar da triste história envolvendo o RBD no Brasil, eles não se abateram e retornaram para o país mais outras seis vezes. Por aqui, eles realizaram apresentações superlotadas, chegando a bater recorde de público.

 

Ainda em setembro de 2006, eles fizeram 13 shows em 12 cidades: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo e Rio de Janeiro receberam a banda. A apresentação no Estádio do Maracanã foi gravada por mais de 25 câmeras e transformada em DVD, sendo lançado em 2 de fevereiro de 2007 e se tornando um dos projetos mais aclamados entre os fãs do fenômeno mundial.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x