O Portal Uai te leva para o show do Bruno Mars no Mineirão; saiba como
8 curiosidades sobre Caetano Veloso
O cantor e compositor completa 80 anos neste domingo (07/08)
No dia 07 de agosto de 1942, chegava ao mundo o cantor e compositor Caetano Emanuel Viana Teles Velloso, mais conhecido como Caetano Veloso. Nas oito décadas que se seguiram, o baiano revolucionou a música brasileira.
Leia Mais
O músico, que se tornou nacionalmente conhecido na segunda metade dos anos 1960, quando lançou a música Alegria a alegria num dos maiores festivais da época. Caetano tem uma extensa trajetória e é considerado um dos grandes artistas brasileiros de todos os tempos.
Na carreira, lançou mais de 50 discos e é referência na música mundial. O artista segue pulsante, vai celebrar as oito décadas no palco da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com o Especial Caetano Veloso 80 anos, que terá transmissão ao vivo e simultânea no Globoplay e Multishow. O show, começa às 20h30, com a participação da família Veloso: os filhos Moreno, Zeca e Tom, e a irmã, Maria Bethânia.
Para celebrar seu aniversário, preparamos uma lista com 8 curiosidades e fatos desconhecidos sobre a vida e a carreira de Caetano.
1 - Caetano Veloso é o único da família cujo Veloso só tem um L. Ele disse que foi erro do cartório. Ele tem 7 irmãos, sendo dois de criação.
2 - Foi Caetano quem escolheu o nome da irmã mais famosa, Maria Bethânia, inspirado na música Maria Betânia (composição de Capiba), interpretada na época pelo cantor Nelson Gonçalves (1919-1989).
3 - O artista gravou uma canção pela primeira vez aos 10 anos de idade. Na ocasião, ele interpretou a música Feitiço da vila, de Noel Rosa (1910-1937) e Vadico (1910-1962). A irmã dele, Nicinha, o acompanhou no violão.
4 - Veloso é fã de televisão, inclusive, já comandou três programas de TV: Divino Maravilhoso (exibido na antiga TV Tupi), Conexão Internacional (extinta TV Manchete) e Chico e Caetano (Rede Globo).
5 - O artista já foi integrante de uma banda. Juntamente com Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa ele formou o grupo hippie Doces Bárbaros em 1976, para comemorar os dez anos de sucesso em suas carreiras individuais. A parceria fez bastante sucesso no Brasil e no mundo. O álbum Doces Bárbaros - Ao Vivo, é considerado por muitos uma obra-prima da música brasileira, mas, curiosamente, na época do lançamento, foi criticado por outros artistas, produtores e críticos musicais.
6 - Caetano foi vítima de um atentado enquanto curtia férias com a família em Salvador. Coquetel molotov e tiros foram disparados contra a sua casa. Felizmente, ninguém ficou ferido. Coincidência ou não, o artista tinha feito duras críticas ao então prefeito soteropolitano Fernando José. O político era o "mais impopular" do país na época.
7 - Caetano Veloso foi homenageado pela revista Vogue com uma edição totalmente dedicada a ele. A Rolling Stone o escolheu como o quarto maior artista da história da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da sua obra. E a Billboard apontou o baiano como o mais completo artista brasileiro.
8 - Ao longo da carreira, Caetano fez parcerias com músicos dos mais variados estilos: Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Tom Zé, Chico Buarque, MPB-4, João Gilberto, Rita Lee, Os Mutantes, Jorge Ben, Peninha, Elba Ramalho, Djavan, João Bosco, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Mr. Catra, Mundo Bita e Anitta.