
BBB25: Enquete atualizada aponta eliminação com alto índice de rejeição
Colaboradores da agremiação têm relatado a presença do carnavalesco, morto em 2021. no barracão da escola de samba
A Beija-Flor de Nilópolis, uma das maiores campeãs do Carnaval carioca, está prestes a entrar na avenida em 2025 com um desfile marcado pela emoção e por uma conexão espiritual que tem intrigado os membros da escola.
O homenageado do enredo deste ano é Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o icônico Laíla, que esteve à frente da agremiação por décadas e foi figura essencial em 13 dos 14 títulos conquistados pela azul e branco. Falecido em 2021, vítima da Covid-19, ele ainda é lembrado pelo rigor na preparação dos desfiles e pelos fios de conta que o acompanhavam. No entanto, segundo relatos vindos do barracão da escola, seu espírito também estaria presente nos preparativos para o desfile.
O carnavalesco da Beija-Flor, João Vitor Araújo, revelou que diversos profissionais que trabalham na Cidade do Samba relatam ter visto Laíla. Ele destaca que não possui essa sensibilidade, apesar de ser espírita, mas afirmou que os depoimentos vêm de diferentes pessoas, algumas que conheceram o homenageado e outras que nunca tiveram contato com ele em vida.
Veja também:
"Tem gente que já cansou de ver o Laíla por aí. Eu não vi, mas muitos disseram que ele esteve no barracão. Pessoal do quarto andar, do terceiro, do primeiro… Gente que conheceu e gente que não conheceu, mas que o descreve perfeitamente. Uma pessoa disse: "Ih, esse moço da camisa (com a imagem do enredo) estava por aqui outro dia", contou João Vitor.
A presença do carnavalesco falecido também foi confirmada de outra forma. Após a reunião que definiu Laíla como enredo do desfile de 2025, realizada na segunda-feira seguinte ao Desfile das Campeãs de 2024, João Vitor teve um sonho que o marcou profundamente.
"Saí daqui muito mexido. Não sei se era medo ou outra sensação, mas fui para casa e acabei sonhando com ele. Laíla estava com uma camisa branca com detalhes em verde e amarelo, sorrindo para mim no arco da Apoteose, como se a Beija-Flor já tivesse desfilado. Depois soube que ele usou essa camisa em 2018, mas eu não estava na escola na época", relatou o carnavalesco, que viu o sonho como um sinal de que Laíla aprovou a homenagem.
O enredo "Laíla de todos os santos, Laíla de todos os sambas" abordará não apenas a carreira e as contribuições dele para o Carnaval, mas também sua espiritualidade. Filho de Xangô com Iansã, Laíla se definia como católico, umbandista e candomblecista, com forte conexão com o povo cigano e os pretos velhos. Como esperado, esses elementos estarão presentes no desfile, reforçando a importância da fé em sua trajetória.
A Beija-Flor será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março. Nessa noite, também passarão pela Sapucaí escolas como Unidos da Tijuca, Salgueiro e Vila Isabel, todas com histórico de colaborações de Laíla.
Kwalee anuncia Hark the Ghoul, dungeon crawler soulslike com visual retrô
Mais de 25 jogos chegam ao Xbox na próxima semana; Confira a lista
Documentarista e desenvolvedor Marcus Vinicius Garrett Chiado relança livro; saiba qual é
55 anos após fim dos Beatles, brasileiro relembra cartas trocadas com John Lennon