UAI

Por falta de oportunidades, ex-atriz da Globo anuncia aposentadoria

Maria Clara Spinelli fez um desabafo impactante em suas redes sociais.

A atriz Maria Clara Spinelli. reprodução/internet.
Maria Clara Spinelli.
x
Redação Entretenimento clock 29/01/2025 20:08
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Leia Mais

Nesta quarta-feira (29/1), Dia da Visibilidade Trans, a atriz Maria Clara Spinelli anunciou sua aposentadoria da carreira artística por meio de um desabafo em suas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, ela declarou: "Morre uma mulher trans".

 

Spinelli refletiu sobre as dificuldades enfrentadas por atrizes trans no mercado de trabalho e mencionou que, apesar de seu orgulho pelas conquistas, sentiu-se limitada aos papéis relacionados à experiência transgênero. Ela questionou: "Por que me chamariam para interpretar outro personagem, que não viesse com a experiência transgênero?". 

Boninho ironiza BBB 25 após deixar a Globo

Ex-ator da Globo chama Silas Malafaia de 'bode velho' 

Ex-Estrela da Casa, da TV Globo, volta ser pedreiro com fracasso de reality 

A atriz destacou que outras mulheres cisgênero são frequentemente escaladas para papéis diversos, enquanto ela não teve as mesmas oportunidades. Em suas palavras: "Há muitas outras atrizes – 'de verdade'. Há muitas outras mulheres – 'de verdade'. Que podem desempenhar esses papéis. Eu, não. Então, a carreira de Maria Clara Spinelli, encerra-se aqui".

 

Maria Clara Spinelli ganhou destaque ao interpretar Renée no remake da novela "Elas por Elas" (2023), da TV Globo, tornando-se a primeira atriz trans a protagonizar uma novela na emissora. Anteriormente, participou de produções como "Salve Jorge" (2013) e "A Força do Querer" (2017), onde interpretou personagens que não estavam diretamente ligados à temática trans.

 

Em um desabafo anterior, em 2018, Spinelli já havia mencionado a falta de oportunidades para atrizes trans no meio artístico: "Talvez, enfim, eu deva admitir que não exista um mercado de trabalho para uma atriz como eu. Atriz 'trans', muitos dizem. Se não dizem, pensam. Tenho muito orgulho da minha carreira, de cada personagem que conquistei, transgênero ou não". 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp