
Cauã Reymond vem a público explicar mau cheiro na axila: 'É uma tradição'
A cantora refletiu sobre o assunto que tem dado o que falar e disse ser amiga da loira
Na última quarta-feira (15), Daniela Mercury se pronunciou sobre a recente polêmica envolvendo Claudia Leitte, em entrevista ao PS Notícias. A cantora, conhecida por seu ativismo em prol da diversidade cultural e religiosa, destacou que, apesar de ser amiga de Claudia, considera a atitude da artista grave. Durante o bate-papo, Daniela defendeu que a situação merece ser discutida com respeito e cuidado.
"Primeiramente, eu sou amiga de Claudia, acho que cada um tem que responder por si, explicar por que sente necessidade de fazer isso, se é o caso. No final das contas, tudo vai para a minha amiga querida, que eu admiro, respeito, quero bem. Então, acho que ela tem o direito de falar do jeito dela, como ela pensa", iniciou Mercury.
Sobre a substituição de termos religiosos na música "Caranguejo", Daniela ressaltou a importância de considerar o impacto cultural dessas escolhas. "Que os orixás fazem parte da nossa cultura, como a gente canta no Hino do Senhor do Bonfim. Nesse caso, é lógico que é mais sensível uma situação de troca, principalmente porque são religiões que historicamente sofrem perseguição, sofrem racismo religioso. Por outros aspectos, não pelo que está acontecendo neste momento ou por pessoas da música. Elas só fazem bem, na maioria das vezes, e até quando não se sentem bem em fazer isso. É uma questão que a pessoa tem que decidir dentro desse contexto", afirmou.
A cantora também se mostrou contrária à cultura do cancelamento. "Eu não gosto de polêmicas ou de linchamentos públicos, ou de colocar ninguém nesse tribunal da internet, que discute as coisas com muita superficialidade. É um assunto importante, ter tolerância religiosa ou lutar pela tolerância religiosa num país democrático. E acho que é importante que a sociedade discuta o que acha, o que pensa, coloque com carinho, com respeito, porque a gente tem liberdade de se expressar."
Para encerrar, Daniela comentou como enxerga a relação entre arte e religião. "Vou repetir: arte não é religião. Arte é arte. Quando a gente vai cantar, a gente está cantando a cultura da nossa cidade, não estamos falando de um dogma ou uma crença específica. A gente fala de arquétipos, de símbolos da nossa cultura. Então eu não vejo o porquê de não cantar, mesmo que não seja da religião", concluiu.
Relembre a polêmica envolvendo Claudia Leitte
Claudia Leitte foi acusada de intolerância religiosa após trocar o nome do orixá Iemanjá por "Rei Yeshua" durante apresentações. A situação gerou críticas intensas nas redes sociais e a cantora chegou a ser denunciada ao Ministério Público da Bahia por possível racismo religioso.
Durante o Festival Virada Salvador, realizado no final do ano passado, Claudia comentou as críticas e tentou se explicar. A troca, que ocorreu em um show no dia 14 de dezembro, gerou debates sobre a importância do respeito às tradições religiosas.
Piatã FM: @danielamercury comentou sobre @ClaudiaLeitte: "Você poderia cantar (Iemanjá) mesmo não sendo da religião, faz parte da cultura da nossa cidade, você é uma artista, arte não é religião, você não está pregando. Ou então escolha cantar músicas de outros temas" pic.twitter.com/y4cHBbwwvB
%u2014 Central de Fãs Daniela Mercury (@centraldefasDM) January 16, 2025
Saiba mais:
Claudia Leitte bloqueou Ivete após polêmica religiosa, confirma empresário
Claudia Leitte e Ivete Sangalo trocam farpas por telefone: 'Ligou para quê'
Clima esquenta entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte após polêmica em música
V Rising: Invaders of Oakveil já está disponível
NEVE, thriller interativo brasileiro, estará na Gamescom Latam 2025
Você é desenvolvedor e estará na Gamescom Latam? Mande seu jogo e divulgue no Drops!
Circuito de Brechó realiza feira de moda sustentável na próxima semana em BH