GTA 6 pode custar até US$ 100, mais caro entre jogos premium
Carlinhos Maia compartilha desinformação sobre o Pix
O influenciador digital causou polêmica nas redes sociais após gravar vídeo
Leia Mais
O influenciador digital Carlinhos Maia causou polêmica nas redes sociais nesta quarta-feira (15) ao compartilhar uma notícia falsa relacionada ao Pix. Falando para mais de seus 33 milhões de seguidores no Instagram, o empresário elogiou um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira.
Para quem não sabe, o político mineiro, crítico ferrenho de Lula, gravou um vídeo em suas redes sociais criticando uma medida do governo — já revogada — sobre a fiscalização de transferências bancárias. Ao enaltecer as palavras do parlamentar, Maia acabou disseminando fake news.
Em seu discurso, o criador de conteúdo insinuou que o governo federal iria “cobrar” pelo Pix: “O menino [Nikolas Ferreira] falando do Pix, achei maravilhoso, porque cobrar do Pix não existe! Vai, pobre. O certo é o certo, o errado é o errado. Cobrar do Pix não existe, já está lascado; se cobrar do Pix, já era!”
“Achei maravilhoso, viralizou, muito bem! E isso é uma coisa importante, uma coisa legal, independentemente de ser esquerda, direita, amei, arrasou!”, celebrou Carlinhos Maia em suas redes sociais.
Não demorou para que suas falas reverberassem nas redes sociais, e o influenciador foi criticado: “Esse Carlinhos Maia é a pessoa mais burra e ignorante já existente e ainda quer ser o sabe-tudo, quando na verdade sabe de porr* nenhuma. Duvido que ele tenha estudado sobre o assunto antes de postar essa merd* de story”, revoltou-se um internauta no Twitter.
“Carlinhos Maia defendendo a fake news do Pix. Mas dá pra esperar coerência de alguém que divulga casa de aposta e enriqueceu em cima dos outros?”, detonou outro. “Carlinhos Maia foi um dos que ajudaram a ESPALHAR a fake news sobre o Pix e ainda comemorando a mentirada de Nikolas Ferreira. Não podemos esquecer, CAMARADAS!”, comentou um terceiro na mesma rede social.
Informações falsas sobre uma suposta taxação do Pix têm circulado, mas foram desmentidas por órgãos como o Banco Central e a Receita Federal. O Pix segue gratuito para pessoas físicas, e as autoridades reforçam que nenhuma cobrança será imposta pelo uso do sistema. O Banco Central também alertou sobre golpes que exploram essa desinformação para enganar usuários.
A Receita Federal esclareceu que sempre recebeu dados de transações financeiras para fins de monitoramento fiscal, mas isso não representa uma nova cobrança. As notícias sobre taxação do Pix são infundadas, parte de uma campanha de desinformação que visa gerar pânico.
a desinformação sobre o Pix foi tão longe que chegou no burro do Carlinhos Maiapic.twitter.com/53wdnjS8hw
— Matheus (@matheuscaseca) January 15, 2025
Saiba mais:
Carlinhos Maia parte para cima de influenciadores da classe LGBTQIAPN+
Carlinhos Maia usa estratégia para unir Gkay e Álvaro mas plano 'dá errado'
Carlinhos Maia é denunciado ao MPF por transfobia contra cantora