UAI

Acusada de racismo religioso, Claudia Leitte explica mudança em música

Cantora trocou 'Saudando a rainha Iemanjá' por 'Eu canto meu Rei Yeshua'

Claudia Leitte em show Divulgação TV Globo
Claudia Leitte explicou troca de Iemanjá por Jesus e falou sobre denúncia ao MP
Redação Entretenimento clock 31/12/2024 08:10
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
Claudia Leitte se pronunciou após gerar polêmica com a troca da letra da música "Caranguejo". Durante um show, a artista resolveu substituir a frase "Saudando a rainha Iemanjá" por "Eu canto meu Rei Yeshua". Na última segunda-feira (30), a cantora, denunciada por racismo, comentou o assunto.

"Esse é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial. Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem os jogar ao tribunal da internet. É isso", declarou.
 

Após o momento viralizar nas redes sociais, o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) e a mãe de santo Jaciara Ribeiro formalizaram uma denúncia contra Claudia. A loira foi acusada de racismo religioso ao Ministério Público. 

Quem também criticou Claudia foi Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador. "Quando um artista se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e sua cultura, reverencia sua percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas, de repente escolhe reescrever a história e retirar o nome dos Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é surreal e explícito o reforço do que houve de errado naquele tempo", falou o político.

Carlinhos Brown, no entanto, saiu em defesa de Claudia. "Essa ideia de que Jesus não está próximo a nós. É claro que está, nós seguimos os caminhos de Jesus Cristo. Você não entra em um terreiro que não tenha uma imagem do Sagrado Coração de Jesus", disse em entrevista ao portal "iBahia".
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x