Veja como jogar a demo do game indie brasileiro Ghetto Zombies
Fim da escala 6x1? Famosos discutem na web PEC proposta por Erika Hilton
Famosos usaram as redes sociais para opinarem sobre PEC, apresentada pela deputada federal Erika Hilton, que pede fim da escala 6×1
Leia Mais
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 tem gerado debates intensos tanto nas redes sociais quanto no cenário político brasileiro. A escala 6×1, que determina um dia de folga após seis dias trabalhados, é considerada por muitos como prejudicial ao bem-estar dos trabalhadores.
Essa proposta foi apresentada pela deputada federal Erika Hilton, e sua tramitação exige o apoio de pelo menos 171 dos 513 deputados federais. Até o momento, a proposta alcançou cerca de 134 assinaturas, demonstrando um crescente interesse e apoio entre os parlamentares.
A escala 6×1 é um modelo de jornada que impacta diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores. Diversos famosos, como Valesca Popozuda e MC Binn, destacaram suas experiências pessoais, apontando para as dificuldades em equilibrar trabalho, estudo e momentos de lazer. Esse regime de trabalho, segundo eles, afeta a saúde mental e dificulta a busca por qualificação profissional e tempo de qualidade com a família.
Irmão de Jade Picon chama PEC de 'ideia populista'
A funkeira Valesca Popozuda, por exemplo, compartilhou sua experiência ao trabalhar em um posto de gasolina, destacando o impacto negativo que essa escala teve em sua vida pessoal. “É uma escala que prejudica qualquer ser humano a ter uma vida com qualidade e saúde mental, de se dedicar a uma faculdade ou curso extra, de viver momentos de lazer com a família e amigos”, disse ela.
MC Binn, por sua vez, relembrou os sacrifícios feitos enquanto trabalhava na famosa Rua 25 de Março, em São Paulo. Diferentemente deles, o empresário e influenciador Léo Picon, irmão de Jade Picon, criticou a PEC e disse se tratar de uma “ideia populista”.
“Sabe o que daria mais tempo para o trabalhador do que tirar o 6º dia da escala de trabalho de 44 horas semanais? Ficar menos de 2h no trânsito todos os dias, creches e escolas em período integral, não sufocar salários em impostos que não retornam, diminuir a taxa de juros, educação pública que contribua para o crescimento profissional…”, disparou ele.
Outras personalidades como o influenciador Felipe Neto e a atriz Luana Piovani expressaram apoio à PEC, defendendo melhores condições de trabalho. Para eles, a mudança é necessária para garantir um ambiente de trabalho mais saudável e justo.
"O povo só pensa no seu próprio umbigo, gente. O Brasil não é um país que dê oportunidades. A educação no país está cada vez mais falha. Infelizmente não estamos conseguindo resolver nossos problemas no Brasil. Então vamos, sim, lutar por uma melhoria que não é pra mim, mas é para um semelhante meu. É para que todos nós possamos viver em paz, só assim a gente vai ter paz. Ou você acha que vai parar de ter gente assaltando no semáforo enquanto as diferenças sociais forem desse jeito?”, questionou Piovani.