Reprodução/Instagram Adam fala sobre julgamentos maldosos das pessoas
Redação UAI
17/09/2024 19:00
Em entrevista à revista "People", o ator Adam Pearson, de 39 anos, falou sobre a sua relação com a doença rara que o causou desfiguração facial. Ele também explicou como lida com os olhares de curiosidade do público.
O artista foi diagnosticado com neurofibromatose aos 5 anos, uma doença genética que causa o crescimento de tumores. Já aos 8, os tumores haviam progredido e seu rosto começou a ficar visivelmente desfigurado. Além disso, Adam passou por 39 cirurgias e chegou a perder um lado da visão por completo.
Durante o bate-papo, o ator contou como retribui alguns julgamentos maldosos por sua aparência atípica: "A curiosidade deve ser respondida com gentileza. Tudo o que as pessoas querem é saber que você está bem e que elas ficarão bem. Depois disso, é tranquilo."
Por outro lado, Adam revelou que a condição abriu muitas portas na sua carreira. "Minha deficiência abriu muito mais portas do que fechou", garantiu. O ator disse que fará o que estiver ao seu alcance "para acabar com o estigma da deficiência" e alfinetou os "roteiros preguiçosos" de Hollywood.
Por fim, Pearson deixou um recado sobre aprender a lidar com os desafios: "Não acho que haja vozes com deficiência suficiente alimentando o processo criativo. Fico frustrado quando as pessoas fingem que não conseguem encontrá-las. Claro, você não é obrigado, mas não fique surpreso quando o que você criar for uma porcaria."