UAI

Saiba quais famosos se deram bem e os que se deram mal nas Eleições 2022

Atletas, jornalistas, atores, cantores e influencers disputaram o pleito este ano. A maioria dos candidatos que já eram conhecidos não recebeu votos suficientes

Reprodução/Instagram/Montagem Reprodução/Instagram/Montagem
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 03/10/2022 09:52
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Atletas, jornalistas, atores, cantores e influencers se candidataram para cadeiras no Executivo e no Legislativo nas eleições de 2022. Mas a fama não garante voto. Com o encerramento da apuração, dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que boa parte deles não se elegeu.

Foram poucos os que conseguiram transformar a base de fãs em eleitores, Romário (PL) foi reeleito como senador pelo Rio de Janeiro com mais de 2,3 milhões de votos, o que representa 29% dos votos válidos. O ex-jogador de futebol poderá eventualmente se encontrar em Brasília com outro ex-atleta, Maurício Souza (PL), que fez fama na Seleção Brasileira de Vôlei. Ele foi eleito deputado federal por Minas Gerais com mais de 83 mil votos.

 

A cantora e compositora Leci Brandão (PCdoB) foi reeleita deputada estadual pelo estado de São Paulo. Este será o quarto mandato da artista, ela foi eleita com pouco mais de 90 mil votos. Já o humorista Tiririca (PL), foi reeleito pela quarta vez com pouco mais de 71 mil votos (bem longe dos 1,3 milhão de 2010, quando foi o deputado mais votado do estado paulista). O ex-secretário especial da Cultura no governo de Jair Bolsonaro (PL), Mário Frias foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo. O ator que ficou conhecido por atuar em novelas da TV Globo como Malhação, teve mais de 122 mil votos.

 

No Rio de Janeiro, o destaque ficou por conta do ator Thiago Gagliasso (PL), que se elegeu deputado estadual. O ex-participante de A Fazenda, reality show da Record Tv, conseguiu mais de 100 mil votos, isso mesmo sem contar com o voto do irmão Bruno Gagliasso, já que os dois divergem publicamente quando o assunto é política.

Quem ficou de fora? Não eleitos são bem mais numerosos

O ator Felipe Folgosi (PL-SP), o ator  Mario Gomes (Republicanos-RJ), o ator André Gonçalves (PV-RJ), a atriz Lucélia Santos (PSB-RJ), não tiveram sucesso para atrair votos suficientes na tarefa de se eleger aos respectivos cargos na Câmara dos Deputados. A atriz e apresentadora Antonia Fontenelle (Republicanos-RJ), conseguiu mais de 30 mil votos, a sexta mais bem votada dentro de seu partido. No entanto, a legenda conquistou apenas três cadeiras na Câmara. O cantor Manoel Gomes (PL) que ficou conhecido pelo país depois de viralizar com a música Caneta Azul, em 2019. Lançou a sua candidatura para deputado estadual pelo Maranhão. O artista teve pouco mais de 7 mil votos e não conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado. Já o cantor Netinho (PL-BA), teve mais de 31 mil votos, número insuficiente para se eleger.

 

Os esportistas também não empolgaram neste ano, Leila do Vôlei (PDT) ficou em 5º lugar na disputa pelo governo do Distrito Federal. A ex-jogadora terminou com apenas 4,81% dos votos, mas deve voltar ao cargo de senadora, do qual havia se licenciado para disputar as eleições. O ex-técnico Joel Santana (Pros-RJ), o tetracampeão do mundo Bebeto (PSD-RJ), o lutador Wanderlei Silva (PP-PR), o judoca João Derly (Republicanos-RS), a medalhista olímpica Maurren Maggi (Republicanos-SP) e o ex-maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima (Progressistas-PR) foram derrotados em suas tentativas de se eleger. 

 

O cirurgião plástico Robert Miguel Rey Júnior, mais conhecido como Dr. Rey (Podemos-SP), o comediante Pedro Manso (PL-RJ), a modelo Renata Banhara (Republicanos-SP), a jornalista Léo Aquilla (MDB-SP), o humorista Carlinhos Aguiar (PL-SP), a funkeira Verônica Costa (PL-RJ) e ex-paquita Andréia Sorvetão (Republicanos-RJ) também não cativaram os eleitores. Representantes de uma das famílias mais famosas da internet, a influenciadora digital Sarah Poncio e o pai, o pastor evangélico Márcio Poncio, ambos filiados ao Pros (Partido Republicano da Ordem Social), não se deram bem nas eleições. Sara teve 26 mil votos e Márcio pouco mais de 33 mil votos.

 

Estrelas do mundo pornô, como Kid Bengala (União Brasil-SP) e Elisa Sanches (Patriota-RJ), também não ganharam vagas em Brasília. Mesmo sendo deputado federal, Alexandre Frota (PSL) não teve sucesso em conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo. Conhecidos ex-BBBs também não se elegeram: Adrilles Jorge (PTB), Ariadna Arantes (PSB), Marcos Harter (Podemos) e Elis Nair (Agir). O único que conseguiu cativar uma grande quantidade de eleitores foi Adrilles, o comentarista da Jovem Pan foi o mais votado do partido do Padre Kelmon com mais de 91 mil votos.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x