UAI

Saiba quem são os oito cardeais brasileiros que podem se tornar Papa

Por Pablo Oliveira

Saiba quem são os oito cardeais brasileiros que podem se tornar Papa Tufi FM
Saiba quem são os oito cardeais brasileiros que podem se tornar Papa
x
Pablo Oliveira clock 21/04/2025 09:41
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Com a morte do Papa Francisco, o trono mais alto da Igreja Católica volta a ficar vago. Nos próximos dias, será iniciado o conclave que reunirá cardeais do mundo inteiro para eleger o novo pontífice. Entre eles, oito brasileiros estão entre os possíveis nomes a ocupar o cargo mais importante do catolicismo, algo inédito em dois mil anos de história.

Leia Mais

A presença brasileira no conclave não apenas reforça a importância do país dentro da Igreja, mas também reacende o sonho de ver um Papa nascido em solo brasileiro. Conheça abaixo os nomes que estarão no centro da decisão e que, ainda que discretamente, podem surgir como possíveis sucessores de Francisco.

  • 1- Dom Odilo Pedro Scherer (75 anos)

    Arcebispo de São Paulo, é um dos cardeais mais influentes da América Latina. Com vasta experiência no Vaticano e forte presença nos debates internos da Igreja, já foi considerado 'papável' em 2013, no conclave que elegeu Francisco.

    • 2- Dom Orani João Tempesta (74 anos)

      Arcebispo do Rio de Janeiro, ficou internacionalmente conhecido ao receber o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Seu perfil conciliador e pastoral é respeitado tanto no Brasil quanto fora dele.

      • 3- Dom Sérgio da Rocha (65 anos)

        Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, já presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi nomeado cardeal por Francisco em 2016 e tem perfil discreto, mas muito articulado.

        • 4- Dom Paulo Cezar Costa (57 anos)

          Arcebispo de Brasília, é o mais jovem entre os cardeais brasileiros eleitores. Com doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, representa uma ala mais técnica e moderna da Igreja.

          • 5- Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos)

            Arcebispo de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia, ganhou projeção internacional ao defender os direitos dos povos originários e a preservação da floresta. Sua atuação no Sínodo da Amazônia o colocou no radar da Igreja global.

            • 6- Dom Jaime Spengler (64 anos)

              Atual Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB. Foi criado cardeal em 2024 por Francisco e é considerado uma das vozes mais atentas às mudanças sociais e aos desafios contemporâneos enfrentados pela Igreja.

              • 7- Dom João Braz de Aviz (77 anos)

                Com longa trajetória na Cúria Romana, foi prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Participou do conclave de 2013 e é respeitado por seu perfil espiritual e equilibrado.

                • 8- Dom Raymundo Damasceno Assis (88 anos)

                  Arcebispo emérito de Aparecida, já não pode votar no conclave por ter ultrapassado os 80 anos, mas pode ser eleito conforme prevê o direito canônico. Foi presidente da CNBB e participou do conclave anterior.

                  Um momento histórico

                  O Brasil nunca teve um Papa, apesar de ser o país com o maior número de católicos no mundo. A eleição de Francisco quebrou paradigmas ao trazer o primeiro pontífice latino-americano. Agora, com sua morte, abre-se novamente a possibilidade ainda que remota de um brasileiro ser escolhido para liderar a Igreja.

                  Enquanto o conclave não começa oficialmente, as atenções se voltam para Roma e para esses nomes que, além de representarem a fé brasileira, carregam em suas biografias o potencial para assumir uma das maiores responsabilidades espirituais do planeta.

                  compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp