UAI

5 perguntas para Renata Castro Barbosa, atriz da exibição original de 'Vale Tudo'

Colecionando personagens memoráveis em diversas frentes, a multitalentosa artista papeou com a coluna Marcelo Bandeira, hospedada no "Uai", sobre assuntos variados

Colecionando personagens memoráveis em diversas frentes, a multitalentosa artista falou com a coluna Marcelo Bandeira, hospedada no Sergio Santoian
Renata Castro Barbosa
x
Marcelo Bandeira clock 28/03/2025 22:30
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Leia Mais

Com 52 anos de idade e 41 de trajetória artística, Renata Castro Barbosa está a mil em 2025. No ar na reprise de "Tieta", ela comanda, até esta sexta-feira, 28, a segunda edição do festival "Humor Contra-Ataca", no Rio. Mas, em breve, dá start a outra temporada do "PodAmiga", com Gabriela Duarte, e se prepara para sair em turnê com a elogiada peça "O Bem Amado", ao lado de Diogo Vilela.

 

 

 

Vale ressaltar que a famosa, que já fez trabalhos de destaque no vídeo, no teatro e no cinema, deu os primeiros passos na televisão em "Vale Tudo", em maio de 1988. Por falar no clássico, o aguardadíssimo remake, escrito por Manuela Dias, estreia na próxima segunda-feira, dia 31, substituindo "Mania de Você" no horário nobre da Globo. Esse, aliás, é um dos temas do bate-papo exclusivo com a estrela carioca. Confira os melhores momentos, uai!   

 

 

 

 

 

1. Você está na reexibição de "Tieta", em que atuou aos 13 anos. Como é poder se ver quase quatro décadas depois? Esperava o barulho que o folhetim tem gerado?

 

Eu tenho gostado de assistir, sim. Dá uma certa saudade daquele tempo. Mesmo amando a trama, achando uma das nossas melhores, não estava em minha expectativa esse sucesso todo.

 

Sabia que quem ainda não havia visto ia se encantar, mas me surpreendi com a quantidade de gente jovem acompanhando e adorando. Foi uma surpresa deliciosa.

 

2. E lá se vão mais de quarenta anos de envolvimento na arte, certo? Como avalia a sua carreira? Se arrepende de algo?

 

Analisando o passado, acho até que tracei uma boa caminhada. Estive em projetos incríveis, dividindo cenas com ídolos. E o mais importante: não desisti diante das dificuldades. 

 

Existem coisas que olhando agora talvez fizesse diferente, mas não me arrependo de nada. Aquilo que fiz foi com a maturidade e o conhecimento que possuía naquele momento. 

 

 

 

3. Impossível falar contigo e não citar "Vale Tudo", que marcou seu début na teledramaturgia e que ganhou uma nova versão que veremos a partir de 31 de março...

 

Quando fui chamada para a novela, através de um teste, já sabia que era isso que gostaria de fazer. Mas não tinha noção do tamanho que a produção ia ter. Estava em êxtase só de poder contracenar com os atores que admirava e que, inclusive, serviram de inspiração para que eu continuasse trilhando o meu caminho.

 

Lembro que, mesmo ao acabar de gravar no dia, continuava lá para assistir às outras cenas sendo feitas. Sempre fui curiosa e não ia perder a chance de aprender com aquele elenco.

 

4. Não posso deixar de comentar também sobre a sua veia de produtora cultural, por meio da curadoria do "Humor Contra-Ataca". O que prefere: palco ou bastidor? 

 

É o segundo ano do festival e eu estou tão feliz! É um outro olhar, né? Preciso estar por dentro do que está acontecendo e entender o que acho que o público quer ver. Dá um trabalhão. Mas sabe que gostei dessa minha vertente? (risos).

 

Não acho que ele seja mais fácil. Não é isso. É diferente. Mas sou exigente comigo, então nos dois me entrego de corpo e alma! 

 

 

 

5. Para finalizar, vamos falar da Renata, a que comanda o elogiado "PodAmiga". Como tem sido vivenciar essa experiência com a Gabriela Duarte? 

 

Ah, esse podcast é o meu "descanso". Mesmo sendo trabalhoso, estar com a minha amiga da vida conversando com gente divertida, inteligente e interessante é muito bom! Confesso que estou adorando! Se aparecer a oportunidade de seguir como apresentadora, vou amar!

 

Quero trabalhar e amo o que faço, então, no que surgir de interessante que comunique, divirta e faça pelo menos uma pessoa feliz, estou dentro! 

 

 

 

 

 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp