UAI

Mavi, de 'Mania de Você', sofre de transtorno de personalidade antissocial?

Segundo a psicóloga Renata Silva, sim, já que muitas atitudes do vilãozinho, caracterizam comportamentos impulsivos, irresponsáveis, manipuladores e agressivos


Mavi, de Divulgação/TV Globo
Chay Suede
Marcelo Bandeira clock 21/11/2024 13:00
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Leia Mais

Com pouco mais de dois meses no ar, "Mania de Você", nova novela das nove da TV Globo, chama atenção dos telespectadores pela série de acontecimentos que envolve o caso de amor obsessivo entre Mavi (Chay Suede) e Viola (Gabz). A cada capítulo, a história de João Emanuel Carneiro revela facetas diferenciadas do milionário que faz de tudo para ter a chef de cozinha ao seu lado.

 

Do ponto de vista da psicologia, as condutas mostradas nas cenas do rapaz definem o transtorno de personalidade antissocial (TPAS), frequentemente referido como "psicopatia" no senso comum, sendo um exemplo persistente de desrespeito e violação dos direitos dos outros. Pelo menos foi o que explicou a psicóloga Renata Silva à Coluna do Bandeira, de Marcelo Bandeira, do portal "Uai". 

 

"Um transtorno de personalidade é quando esses padrões de comportamento, pensamento e interação se desviam significativamente das expectativas culturais e causam sofrimento ou prejuízo para a pessoa. São inflexíveis, persistem ao longo do tempo e afetam múltiplas áreas da vida, como relacionamentos, trabalho e a maneira como ela lida com as emoções", exemplificou na sequência.  

A especialista ainda ressaltou que as práticas de Mavi se alinham ao chamado "cluster B", que inclui os sintomas da antiga histeria. "Suas ações ilustram os impactos devastadores que indivíduos com TPAS podem ocasionar em suas relações e na sociedade. Manipulação, chantagem, violência e exploração são marcas das interações, criando um ambiente de instabilidade e pesar àqueles ao seu redor".

 

Por fim, Renata destacou que personagens como o dele ajudam a trazer à tona discussões sobre saúde mental, que demandam manejo especializado e compreensão. "Se você ou alguém próximo enfrenta dominação, controle ou hostilidade buscar ajuda profissional é um passo essencial para construir um ambiente saudável e seguro", ponderou.

 

 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x