EXCLUSIVO: Grupo do SBT Paraná cria Massa.com.br e compete com portais
Oppenheimer: Christopher Nolan recria explosão nuclear sem CGI
Diretor de Oppenheimer continua a usar efeitos práticos no filme
O filme Oppenheimer é um dos mais aguardados de 2023, e contará com a direção de Christopher Nolan, conhecido pela trilogia Cavaleiro das Trevas. Já sendo renomado quando a questão é efeito prático, o cineasta recriou uma explosão nuclear em uso de CGI.
Leia Mais
Estrelado por Cillian Murphy, o filme vai acompanhar o físico J. Robert Oppenheimer na criação da bomba, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.
Com grandes sucessos na carreira sem precisar do apelo de tantos efeitos visuais, Nolan utiliza muito do realismo em seus filmes.
Em Tenet, filme de 2020, o diretor chegou a comprar um Boeing 747 para explodir durante as filmagens e mostrar a cena no longa.
Apesar de parecer loucura, o cineasta está certo de usar ainda mais os efeitos práticos em suas produções. No novo filme, ele tentou replicar a primeira explosão nuclear já criada (via ComicBook).
Diretor recriou a Experiência Trinity no filme
O cineasta revelou que sua equipe e ele conseguiram recriar a Experiência Trinity, o primeiro teste de arma nuclear, sem que precisassem do uso de CGI.
'Acho que recriar o teste Trinity sem o uso de computação gráfica foi um grande desafio. Andrew Jackson, meu supervisor de efeitos visuais, estava procurando como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o próprio teste Trinity', disse ele.
O teste que aconteceu em 16 de julho de 1945, em um deserto no Novo México, nos Estados Unidos. O cineasta disse ter sido um dos projetos mais desafiadores de sua carreira, para que pudesse encontrar amplitude ao filme.
'É uma história de imenso escopo e escala. E um dos projetos mais desafiadores que já assumi em termos de escala e em termos de encontrar a amplitude da história de Oppenheimer. Havia grandes desafios logísticos, grandes desafios práticos', comentou o diretor.
'Mas eu tinha uma equipe extraordinária, e eles realmente intensificaram. Levará um tempo até terminarmos. Mas, certamente, enquanto vejo os resultados chegando e enquanto estou montando o filme, estou emocionado com o que minha equipe conseguiu alcançar', concluiu.
Oppenheimer estreia nos cinemas em 21 de julho de 2023.
Este post Oppenheimer: Christopher Nolan recria explosão nuclear sem CGI foi publicado primeiro no Observatório do Cinema.