CASA FIAT DE CULTURA RECEBE O CORAL SESIMINAS
NO MÚSICA NA CAPELA
O Coral SESIMINAS é o convidado da Casa Fiat de Cultura na próxima edição do programa Música na Capela, a ser realizado no dia 24 de junho, às 11h. No programa, obras de Mozart e Bach, além de música popular, incluindo o samba brasileiro e o folclore sul-americano. Sob regência do maestro Marco Antonio Maia Drumond, a apresentação contará com a participação do maestro e instrumentista Felipe Magalhães no teclado. A entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares).
O programa inicia com a obra sacra Domine Jesu, de Manoel Dias de Oliveira, compositor mineiro do período colonial, e continua com músicas europeias. As obras de Bach, Cantata 147 &ndash Jesus, alegria dos homens, e Mozart, Ave Verum, contam com a participação do maestro Felipe Magalhães no teclado. Também serão interpretadas Ave Maria, de Tomás Luis de Victoria Tantum Ergo, de Brucker A Peine defigurée, de Poulenc e La Guerre &ndash La Bataille de Marignan, de Clément Janequin.
Na segunda parte do programa, destaque para a música popular. O público poderá conhecer um pouco dos folclores chileno, em Mi Caballo Blanco, e colombiano, em Velo que Bonito, e apreciar Espanhola, de Flávio Venturini. Com o maestro Felipe Magalhães novamente ao teclado, o coral interpretará Dry Bones, uma composição do estilo Negro Spiritual, herdado dos escravos nos EUA. O conhecido samba Lata d&rsquoágua, de Luiz Antônio e Jota Júnior, encerra o programa.
Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra, e com apoio do SESI MG, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.
Maestro Marco Antonio Maia Drumond, regente
Nascido em Belo Horizonte, Marco Antonio começou a estudar música, aos cinco anos de idade, com a educadora Célia Flores Nava. Em 1960, ingressou no curso fundamental de violino da Universidade Mineira de Arte &ndash hoje, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) &ndash, onde frequentou a classe do professor Gabor Buza. Em 1974, foi admitido no curso de graduação em Regência da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudando sob a orientação do maestro Arthur Bosmans. Paralelamente, continuou o curso de violino com seu antigo professor.
Em 1981, obteve bolsa do governo polonês e seguiu para Varsóvia, onde realizou curso de pós-graduação em regência sinfônica e operística na Academia de Música Frederyk Chopin, estudando sob a orientação do maestro Henryk Czyz. Em 1983, em Weimar, frequentou curso de regência sinfônica com o maestro Kurt Mazur. De volta ao Brasil, assumiu, em 1986, a direção artística do Madrigal Renascentista e organizou a Orquestra de Câmara Sesiminas, da qual é regente até os dias hoje. Retornou à Polônia em duas oportunidades para dirigir orquestras como as Filarmônicas de Walbrzych (1986) e de Szczeczyn (1992).
Maestro Felipe Magalhães, teclado
Iniciou os estudos musicais em piano e teoria musical aos nove anos de idade. Em 2008 formou-se bacharel em regência pela UFMG e em 2011 obrteve o diploma superior em regência orquestral pela École Normale de Musique de Paris. Em 2013 concluiu mestrado em musicologia pela Universidade Sorbonne-Paris IV. De volta ao Brasil em 2014, assumiu a direção do Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e esteve à frente de vários outros corais, como os do Centro de Arte Contemporânea Inhotim e o Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes. Atualmente é regente assistente da Orquestra de Câmara Sesiminas e do Coral Sesiminas.
Coral SESIMINAS
Um dos mais tradicionais corais de Belo Horizonte, o Coral SESIMINAS carrega uma história que permeia a própria tradição coral do estado de Minas Gerais. Desde a sua fundação em 1953, o Coral atua no cenário artístico-cultural, desenvolvendo, em especial, um primoroso trabalho de formação de público para a música.
Casa Fiat de Cultura
Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Música na Capela &ndash Casa Fiat de Cultura
Coral SESIMINAS &ndash Regência: Maestro Marco Antonio Maia Drumond
Local: Capela de Santana
Data: 24 de junho de 2018 (domingo)
Horário: 11h às 12h
Entrada gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares)
Programa
M. Dias de Oliveira &ndash Domine Jesu
T. L. da Victoria &ndash Ave Maria
C. Janequin &ndash La Guerre &ndash La Bataille de Marignan
J. S. Bach &ndash Cantata 147 &ndash Jesus, alegria dos homens (*)
W. A. Mozart &ndash Ave Verum (*)
A. Bruckner &ndash Tantum Ergo
F. Poulenc &ndash A Peine defigurée
Folcl. Chileno &ndash Mi Caballo Blanco
O. Shimizu &ndash Souran Bushi
Folcl. Colombiano &ndash Velo que Bonito
F. Venturini &ndash Espanhola
N. Spiritual &ndash Dry Bones (*)
Luiz Antônio/Jota Júnior &ndash Lata d&rsquoágua
(*) Maestro Felipe Magalhães &ndash teclado
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 &ndash Funcionários &ndash BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h &ndash Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações
(31) 3289-8900
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram:@casafiatdecultura
www.circuitoculturalliberdade.com.br
www.casafiatdecultura.com.br