A Moscow Fashion Week reuniu cerca de 200 estilistas da Rússia e do exterior para mostrar suas criações. O evento ocorreu entre os dias 4 e 9 de outubro. Odesigner brasileiro Rogério Vasques, fundador da renomada marca Maison Revolta, foi uma das atrações . O estilista estreou em Moscou com uma coleção nomeada Valentina, em homenagem à primeira cosmonauta russa, Valentina Tereshkova.
Inspirações e vivências por trás da coleção Valentina
Rogerio Vasques sempre buscou celebrar a força e o poder feminino por meio de suas criações. Com a coleção Valentina, ele uniu e simbolizou a fusão harmoniosa de elementos contrastantes, como o cosmos e a natureza dentro de cada mulher.
Rogerio Vasques compartilhou: “Tenho uma longa história com a Europa. Minha marca foi concebida em Paris. Meu maior mentor, Karl Lagerfeld, era da Alemanha, passei um tempo estudando moda no Reino Unido. Havia uma parte da Europa que eu ainda estava perdendo, você pode imaginar, como, estar em um país entre a Europa e a Ásia, no centro da moda mundial?”
Valentina Tereshkova, a homenageada
Valentina Tereshkova completou 87 anos em março e continua ativa em suas funções. A primeira cosmonauta russa é membro da Duma Federal da Rússia, musicista amadora e ativista política. Além de ter ganhado um desfile em sua homenagem, Valentina também já foi exaltada tendo seu nome batizado em uma cratera na Lua. Não é de se admirar que Tereshkova tenha sido a inspiração para Rogério Vasques.
União Moscow Fashion Week e BRICS+ Fashion Summit
O evento Moscow Fashion Week coincidiu com o BRICS+ Fashion Summit, um importante fórum do setor da moda que reuniu participantes de mais de 100 países. O Brasil, um dos membros fundadores da aliança interestadual BRICS e parceiro-chave da Rússia em setores econômicos, esteve presente.
A Moscow Fashion Week e o BRICS+ Fashion Summit são eventos essenciais para a indústria da moda, dando aos mercados emergentes a chance de alcançar um novo patamar. Durante o BRICS+ Fashion Summit, líderes da moda de mais de 50 países se reuniram para lançar a BRICS International Fashion Federation (Federação Internacional de Moda do BRICS – BRICS IFF). Essa importante iniciativa marca uma mudança fundamental na economia da moda e tem como objetivo redefinir o centro de influência do setor.
Andréa Pacci, designer da marca brasileira Andrea Hotfix, compartilhou suas percepções sobre o evento: “Organizado e bem divulgado, com a participação de empresas e pessoas importantes. Tudo isso ajuda a fortalecer ainda mais o mercado da moda e toda a sua cadeia produtiva, dando às empresas a oportunidade de mostrar novos trabalhos e novas oportunidades.”
Moscou está se estabelecendo cada vez mais como um importante centro para a indústria da moda, incluindo muitos participantes da América Latina, contribuindo para o diálogo global e criando uma base sólida para a colaboração e a inovação contínuas no setor.