No mundo on-line a concorrência é desafiadora e o mínimo deslize pode prejudicar uma venda. Principalmente se for um site com bom número de pageviews, isso pode atrapalhar o comércio e ter como consequência o dinheiro perdido. 




Existem muitos fatores que influenciam os consumidores na hora de decidir a compra e esses aspectos precisam estar presentes na estratégia de marketing da empresa, seja ela pequena ou grande. 

Mesmo a empresa sendo pequena o mindset deve ter sempre o objetivo de “pensar grande". Veja os 5 principais fatores que influenciam na hora de decidir uma compra.

1. Feedback positivo


Um recente estudo não deixa margens para dúvidas, as avaliações positivas são o fator decisivo de compra mais importante. Na hora de decidir, os consumidores gostam de ler os comentários de outros compradores para perceberem se o processo de compra foi fácil, se a encomenda chegou a tempo, se o atendimento ao cliente foi eficiente, ou seja basicamente tudo o que acontece no ato da compra.




O número de compradores on-line aumenta diariamente no Brasil e as avaliações podem fazer toda a diferença no sucesso da sua marca. Se receber um comentário negativo nas suas redes sociais não o elimine, tenha segurança e experimente responder educadamente pedindo desculpas pelo acontecido e seja sincero com a pessoa. Caso outros consumidores vejam é possível que compreendam sua resposta e ganhem confiança nela. 

2. UX: o que é e por que importa?


O site deve ser bonito, mas isso não basta ele também deve ser funcional. Afinal, todos gostam de fazer compras em lojas onde os produtos são bem organizados e de fácil acesso. Na Internet é exatamente a mesma coisa, ninguém gosta de perder horas à procura do produto.

Para tal, existe uma técnica simples: a regra dos 3 cliques. Os visitantes deverão ter acesso a qualquer informação do seu site em apenas 3 cliques. Crie um menu para organizar as suas páginas e adicione âncoras para facilitar a navegação. O objetivo é oferecer aos seus clientes a melhor experiência de usuário (ou UX) possível, quanto mais fácil for a utilização do seu site, mais as pessoas irão passar tempo nele e maior será a probabilidade de venda.




3. A ficha do produto


A loja on-line deve ter uma página dedicada a cada produto, esse conceito é chamado de “ficha do produto”. Veja uma lista de dicas simples para tornar as suas páginas ainda mais eficazes: 

Fotos profissionais


As imagens devem destacar a sua oferta. Cuide da luz, das fotos e do equipamento utilizado para uma filmagem perfeita.  Além disso, veja os produtos de todos os ângulos e os exiba em diferentes situações. Isto permite que o cliente saiba o que esperar e além de depositar confiança ao fazer a compra on-line.

Descrição detalhada


Não tenha medo de explicar de que se trata o produto. Todas as informações devem constar no seu e-commerce. Mais vale "pecar" por informação a mais do que a menos.

Call to action


Consegue ver os sinais da estrada que nos dizem para onde devemos ir? No seu e-commerce um CTA funciona da mesma forma. Esse conceito funciona como uma espécie de guia indicando às pessoas o que fazer. "Compre agora", "adicione ao carrinho", "saiba mais" são exemplos dos mais utilizados.




4. Tempo de carregamento


Quase 65% dos consumidores não estão dispostos a esperar mais de 3 segundos para que um website carregue. Atualmente as pessoas não querem esperar mais do que o tempo razoável que são entre 2 a 3 segundos para que a página carregue.

Mas então, como evitar o pior? Existem certos elementos sobre os quais não existe controle, como a conexão à Internet ou a velocidade do computador. Por outro lado, há outros que podem controlar e que têm um impacto significativo na velocidade de carregamento do seu website. Por exemplo as imagens, utilize apenas formatos comprimidos, como JPEG, para iluminar o seu website. 

5. Preço justo


Na hora de escolher, o preço importa. Os usuários fazem uma longa pesquisa antes de comprar algo e se encontrarem um produto semelhante ao seu em outro site com melhor preço é muito provável que o comprem e nunca mais voltem a sua loja on-line. 




Na perspectiva do comerciante também é compreensível que queira ter uma margem de lucro significativa, aliás o esforço tem de ser recompensado. Porém, o dono da empresa só conseguirá atribuir mais valor ao seu produto se tiver uma marca que lhe aporte valor. Sendo assim, é necessário definir bem o público-alvo e criar a sensação de que a marca é especial e existe um "status" nela, pois assim o produto conseguirá atribuir mais valor e, consequentemente, poderá ser cobrado mais caro.

Tags:
compartilhe