Com a proximidade da volta à s aulas, muitas escolas se preparam para receber novos alunos, especialmente aqueles que estão mudando de escola no meio do ano. Essa transição pode ser ainda mais desafiadora, já que o novo aluno precisa se adaptar rapidamente a um ambiente já estabelecido. Reconhecendo a importância desse perÃodo de adaptação, a diretora pedagógica do Grupo Salta Educação, Christine Lourenço, enfatiza a necessidade de um acolhimento cuidadoso para garantir uma experiência positiva aos novos estudantes.
A fase de recepção na nova escola, quando bem elaborada, proporciona um ambiente facilitador para que os alunos expressem suas emoções, sintam-se acolhidos em suas dúvidas e incertezas, e, consequentemente, se sintam seguros em sua nova jornada acadêmica. Isso é ainda mais importante para alunos que chegam no meio do ano, quando os grupos sociais já estão estabelecidos.
A diretora destaca que o primeiro acolhimento desempenha um papel crucial, permitindo que os alunos criem expectativas em relação à mudança de escola. "É vital selecionar cuidadosamente as ações realizadas nesse momento. Profissionais da educação e responsáveis pela criança devem colaborar para garantir um acolhimento eficaz," observa.
O acolhimento no ambiente escolar deve envolver todos os agentes da escola e incluir as famÃlias de maneira contÃnua. Essa abordagem é fundamental para assegurar que a chegada do aluno seja tranquila e integrada. "As dinâmicas de integração e atividades que promovam o sentimento de pertencimento são essenciais para os novos alunos se sentirem parte da comunidade escolar," afirma Christine.
O acolhimento pode começar antes mesmo do primeiro dia de aula. As famÃlias, por exemplo, podem já começar a preparar a criança para a nova rotina escolar. Algumas dicas incluem trazer a criança para o momento da escolha dos materiais do colégio, começar a ajustar a rotina para horários mais próximos aos que serão cumpridos quando do inÃcio das aulas e, também, evitar falas do tipo "agora que as aulas vão começar a moleza vai acabar". Quanto menos disruptiva for a mudança em termos emocionais e de rotina, melhor para o estudante.
Especialmente na Educação Infantil, o estabelecimento de vÃnculos afetivos e a garantia de segurança são fundamentais. A participação contÃnua da famÃlia é indicada até que a criança se sinta confortável em explorar o ambiente escolar de forma independente. "No caso de uma mudança no meio do ano, é crucial que os pais estejam ainda mais presentes para apoiar essa transição," reforça Christine.
A escola, quando organiza um momento para os novatos antes do inÃcio das aulas, propicia uma ambientação mais fácil com o espaço escolar, os colaboradores e também os colegas que estão na mesma situação. Dinâmicas e atividades de identificação e pertencimento entre os estudantes durante a primeira semana de aula também são sempre benéficas. Christine enfatiza que uma criança bem acolhida desenvolve a confiança necessária para se expressar e aprender. Além disso, a famÃlia experimenta tranquilidade ao ver seu filho feliz, compartilhando suas novas descobertas, amizades e conhecimentos.
Website: https://gruposaltaedu.com/