O carnaval de 2024 se aproxima e as expectativas de Belo Horizonte são altas. A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro.




Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.


Afinal, a festa não para de crescer: em 2020, quando aconteceu o último carnaval de rua, observou-se um aumento de 3,48% de público, totalizando 4,45 milhões de foliões, fazendo com que este fosse o maior carnaval da história da cidade. Assim, para esse ano, a expectativa é de que o carnaval de rua de BH se torne o terceiro maior do mundo. 

Com uma gama de estilos, o carnaval belorizontino se destaca entre os outros do país por atender a todos os gostos. Assim, após dois anos parados, os blocos de rua preparam seus repertórios, com o propósito de compartilhar com o público diferentes culturas. Um exemplo disso é o Bloco Baianas Ozadas, que traz para Minas um pouquinho da Bahia. 



Baianas Ozadas: o bloco que traz a Bahia para o carnaval de BH 

Criado em 2012, o bloco Baianas Ozadas é considerado um dos principais blocos que desfilam pelas ruas de BH durante os carnavais. Formado por Geo Cardoso, conhecido também como Geo Ozado, um baiano que mora há 40 anos em Belo Horizonte, o bloco tem a função de trazer para a capital mineira um pouquinho do carnaval baiano e da cultura de lá. 

Tudo começou quando, ao desistir de ir passar o carnaval em Salvador, Geo e mais seis amigos tiveram a ideia de se fantasiar de baianas e invadir os bloquinhos que desfilavam na época. Dessa ideia surgiu outra: criar o seu próprio bloco. 

Assim, no ano seguinte, os sete amigos se multiplicaram, tornando 50 pessoas à frente do bloco, que desfilou pela primeira vez nas ruas de BH. O que esperava ser 500 foliões se tornou 10 mil. E hoje carregam um dos maiores públicos entre os blocos de rua de Belo Horizonte, chegando a registrar 500 mil pessoas.



Conheça também:

Bloco Havayanas Usadas celebra Axé da Montanha em 12 de fevereiro
Quando Come se Lambuza faz mega desfile em comemoração aos 10 anos do bloco
 

Repertório: a musicalidade da Bahia na capital mineira

Com saias, turbantes e balangandãs, o Baianas Ozadas convida os foliões a curtir o carnaval mineiro com o jeitinho da Bahia. Com músicas gravadas com grandes personalidades, como Moraes Moreira, Alice Caymmi e Magary Lord, o repertório do bloco é composto por exclusivamente música baiana, sendo axé o ritmo principal.

No propósito de ser um bloco popular, acolhendo os diferentes públicos, o Baianas Ozadas traz para Belo Horizonte o melhor da música e da cultura da Bahia. 

Há quase 10 anos o Baianas Ozadas leva para as ruas de BH o melhor da união da cultura mineira com a baiana (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Composição do bloco

Há quase 10 anos o Baianas Ozadas leva para as ruas de BH o melhor da união da cultura mineira com a baiana. Hoje o bloco conta com uma banda completa:
  • cerca de 10 músicos no trio;
  • três cantores: Geo Ozado, Dedê Mendes e Liza Faria;
  • a bateria Ozada com 100 integrantes;
  • uma ala de dança com 100 pessoas. 

Saiba onde e quando o bloco vai se apresentar

A abertura do cortejo acontece assim como é feito na escadaria da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador: se inicia pela lavagem da escadaria da Igreja São José, na avenida Afonso Pena.




Tradicionalmente, o bloco Baianas Ozadas sai nas segundas-feiras de carnaval da avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José e segue para a Praça da Estação. 

Mas para quem não aguenta esperar, o bloco tem também os ensaios abertos, que são divulgados pelo Instagram.

Carnaval de BH 2024: fique por dentro de tudo

O carnaval de BH chama a atenção de muita gente pela sua pluralidade de estilos, agradando públicos diversos. Para conhecer mais sobre os blocos de rua do carnaval de BH acesse nosso portal!

compartilhe