A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.




Muita música e alegria vão tomar conta da cidade, com grandes cortejos já marcados. Um dos desfiles mais aguardados é o Baianeiros, o bloco de axé fundado pelo ex-baixista do Chiclete com Banana, Lelo Lobão, e pelo Danniel Maestri. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o bloco e aproveite a folia.

Baianeiros: uma referência na folia de BH

O Baianeiros tem uma trajetória de sucesso na história do carnaval de Belo Horizonte. O bloco estreou nas ruas do bairro Castelo, em 2015, atraindo cerca de mil foliões em seu primeiro ano. Já em 2016, o bloco levou a alegria do axé para dois pontos da cidade, com a adição do Buritis, dois dias de folia reuniram mais de 32 mil pessoas. No carnaval de 2017, o bloco saiu pela primeira vez no trio elétrico e arrastou mais de 100 mil pessoas.
 

O bloco estreou nas ruas do bairro Castelo, em 2015, atraindo cerca de mil foliões em seu primeiro ano (Foto: Baianeiros/Divulgação)

 
 
Em 2018, Lelo Lobão, ex-baixista do Chiclete com Banana, puxou o bloco junto com o mineiro Danniel Maestri e juntou mais de 300 mil foliões atrás do desfile. No ano de 2019, o Baianeiros desfilou pela primeira vez em um dos principais bairros da capital, a Savassi. Nos dois dias, mais de 1 milhão de pessoas dançaram atrás do trio.




Dessa forma, o bloco Baianeiros se consagrou e se tornou, desde então, uma referência de bloco de rua no carnaval de BH. Entre o grande público, jovens, idosos, crianças e famílias inteiras se divertem ao som do Baianeiros. Afinal, o repertório consiste em uma mistura perfeita que traz os sucessos baianos, releituras do sertanejo universitário e do pop, que não deixa ninguém ficar parado.

Conheça também:

Carnaval 2024: Bartucada faz homenagem à arte e a boêmia de BH

Som embalado pelo ritmo da Bahia

Depois de levar um mar de gente atrás do trio elétrico no carnaval, Lelo Lobão e Danniel Maestri decidiram que o Baianeiros não seria somente um bloco, mas também uma banda. Com uma agenda de shows cheia durante o ano, o grupo lança faixas inéditas, regravações e DVDs. “Baianeiro” é a música carro chefe da banda, que tem ainda “Festa Mineira” e “Ale Alegria”.

O Baianeiros toca músicas novas de compositores como Alexandre Peixe, Mano Góes e Orlando Morais. Além do axé, o grupo faz releituras de músicas de cantores e bandas mineiras, como Jota Quest, Skank, Clube da Esquina, Milton Nascimento, Flávio Venturini e Vander Lee. Sendo assim, pode se esperar um baita show nos desfiles desse ano.



 

Em 2023, o Bloco Baianeiros prepara um mega carnaval para agitar as ruas de BH (Foto: Baineiros/Divulgação)

 

Quando e onde o bloco vai se apresentar

Em 2024, o bloco Baianeiros prepara um mega carnaval para agitar as ruas de BH. Os horários de cada dia de desfile, assim como os locais de concentração e de encerramento serão divulgados em breve. Acompanhe a programação atualizada em nosso Mapa de Blocos.

CarnaUAI: tudo sobre o carnaval de BH

Gostou de conhecer mais sobre o Bloco Baianeiros? No CarnaUAI você fica por dentro de tudo sobre o carnaval mais animado de Minas, além de conhecer os blocos e ter acesso ao mapa que te leva para a folia todos os dias. Acesse o nosso portal e fique atualizado.

compartilhe