A Região Centro-Sul de Belo Horizonte é uma das que mais concentram blocos de carnaval na cidade. É possível andar a esmo pelas ruas e esbarrar em cortejos e, em 2023, também em uma área para recarregar as energias durante a folia. A programação cultural e a proposta para fazer da Praça da Liberdade um ponto de descanso em meio à festa foi aprovada pelos foliões da capital.




O "Atrium da Liberdade", como foi chamado pela da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), traz para o centro da folia uma programação focada na cultura negra, com atrações como oficinas, espetáculos e aulas de dança. 

Além disso, o espaço é uma opção de relaxamento entre os blocos com pontos de hidratação e lounges com espaços para que os foliões se sentem e descansem.
 
Leia: Folião preso com fantasia de penitenciário, tornozeleira e drogas  

A estudante de direito, Sâmela Martins curtiu o carnaval ao lado da mãe, Ilda, e da irmã, Lebana. Depois da festa, elas passaram pela Praça da Liberdade para uma pausa na folia.




“Eu gostei, achei que foi uma área boa para descansar entre um bloco e outro. Gostei da decoração com os guarda-chuvas coloridos, tem mesas e cadeiras de plástico perto dos food trucks. Deu para dar uma pausa, tomar um sorvete e relaxar com a família”, disse.

Sâmela, Ilda e Lebana também aproveitaram a pausa na festa para tirar fotos na decoração da Praça da Liberdade (Foto: Gladyston Rodrigues/ EM/ D.A. Press)



No fim da tarde, Vitória Rabelo também escolheu a praça para descansar após um dia em que a festa já começou cedo. “A gente foi passando de bloco em bloco pela cidade e agora paramos aqui porque está mais tranquilo. Não viemos no sábado, mas agora que conhecemos, vamos voltar nos outros dias de carnaval”.

Lavinia Larissa Silva e Vitoria Rabelo pararam na Praça da Liberdade após domingo dividido entre vários blocos na capital (Foto: Gladyston Rodrigues/ EM/ D.A. Press)



O espaço também conquistou turistas. Foi o caso das advogadas Gabriela Oliveira e Joice Toledo, que chegaram à capital neste domingo (19/2) vindas de Sete Lagoas, na Região Central do estado. As amigas ainda não curtiram os blocos de BH, mas já conheceram a programação da Praça da Liberdade, onde esperam recuperar as energias após os blocos de segunda-feira (20/2).



 
Leia: Programação dos blocos de rua de BH: 20/2 (segunda-feira) 
 
“A gente não passou o carnaval aqui e viemos no fim do dia só para ver o movimento. Tudo está bem organizado, tem policiamento, tem banheiro, o espaço é bonito para fotos. Amanhã vamos no Baianas Ozadas, na Avenida Afonso Pena, e é bom saber que teremos um lugar para descansar depois”, conta Gabriela.

Gabriela Oliveira e Joice Toledo vieram de Sete Lagoas e já planejam uma passada na Praça da Liberdade depois do bloco na segunda-feira (Foto: Gladyston Rodrigues/ EM/ D.A. Press)



Tags: #carnauai
compartilhe