Com tradicional café da manhã coletivo, os foliões do bloco Pena de Pavão de Krishna se preparam para desfilar no segundo dia de Carnaval em Belo Horizonte. A concentração acontece neste domingo (18/2), na Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras. A expectativa é que o bloco saia às 8h.
O Pavão é um bloco espiritualista que reverencia divindades de diversas culturas, principalmente a hindu e as de matriz africana. "Nos reunimos para fortalecer várias causas, cuidando da cidade de forma artística, através cultura popular, da união das pessoas, da energia positiva do Carnaval", conta o músico Baladeva Nitai.
Este ano, o bloco faz um ato de protesto contra a mineração e levanta o tema "Terra, Luta, Luz - Pela preservação da Serra do Curral". Durante a concentração, Nitai fez um discurso em prol da preservação do cartão-postal de BH. Em entrevista ao Estado de Minas, ele explicou sobre a importância da Serra para a manutenção da vida.
"Hoje, nossa causa é a proteção da Serra, um patrimônio não só de Minas. Toda proteção da natureza, é mais urgente que nunca. Espero que a causa toque, não só as mentes e a inteligência das pessoas, mas os corações, que é a morada da alma, segundo os vedas. Para que a gente possa, não só salvar a Serra do Curral externa, mas salvar a serra da nossa espiritualidade, que está a cada dia se deteriorando", afirma.
Em 2023 o Pena de Pavão de Krishna faz 10 anos de carnaval e comemora lançando um disco com diversos de seus sucessos autorais compostos durante a última década.