Já não é mais novidade que os blocos de rua do carnaval de Belo Horizonte se destacam no país. Neste ano, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, cerca de 523 blocos vão desfilar pelas ruas da capital mineira arrastando foliões de todo o Brasil. A expectativa é que em 2023 Belo Horizonte se torne o terceiro maior carnaval do mundo, recebendo mais de 5 milhões de pessoas para o carnaval.




A pluralidade de estilos é uma das coisas que mais atraem foliões para a capital. Uma mistura de ritmos musicais toma conta das ruas e avenidas de BH durante todo o recesso e feriado. Conheça um pouco sobre o Bloco Garotas Solteiras, idealizado a partir da mistura do pop com as marchinhas de carnaval. 

Garotas Solteiras: o bloco mais pop do carnaval de BH


Em dezembro de 2015, durante uma conversa entre amigos apaixonados pelo pop, surgiu a ideia de criar o Garotas Solteiras: um bloco que tocasse música pop em ritmo carnavalesco. Assim, em fevereiro de 2016, em uma segunda-feira de carnaval, o Bloco Garotas Solteiras foi para as ruas pela primeira vez. 

Inspirados na diva pop Beyoncé, o grupo de amigos deu o nome do bloco a partir da tradução livre de um dos hit mais icônicos da diva, o “Single Ladies (Put A Ring On It)”. 




Desde o primeiro desfile até hoje, o grupo só cresceu e, atualmente, é um dos blocos mais famosos da cidade. Anualmente o cortejo de carnaval do Garotas Solteiras escolhe uma diva pop para ser homenageada e também um tema para abordar, que se relaciona diretamente com as pautas e as crenças dos seguidores do bloco.

Alinhados as causas LGBTQIA+ e feminista o bloco é um ambiente que vai muito além da folia e dos ritmos carnavalescos. Marcados pelo respeito, liberdade e representação, o Garotas Solteiras firma a responsabilidade com seu público de criar um espaço que, além de divertido, é seguro e libertador.

Bloco Garotas Solteiras (Foto: Roger Dias/EM/D.A Press)



No seu ano de estreia, o bloco Garotas Solteiras recebeu a companhia de 15 mil foliões. Os anos que se seguiram foram de muito sucesso e o público aumentou significativamente. No ano em que aconteceu o último carnaval de rua em BH, em 2020, antes da pandemia, o bloco chegou a receber 300 mil pessoas, sendo o recorde de público.




União da música pop à malemolência do carnaval


Como já foi contado, o Garotas Solteiras surgiu da paixão do pop e do carnaval, juntando o que há de melhor dos dois ritmos. Seguindo as referências estéticas e musicais da cantora Beyoncé, o bloco desenvolveu um repertório com músicas que vão do pop internacional ao funk brasileiro, das divas recém-chegadas às já consagradas. 

Com um pouquinho de tudo, o Garotas animam as ruas de Belo Horizonte juntando as melhores e mais memoráveis músicas ao ritmo carnavalesco, com muita animação e diversão. 

Com as homenagens às divas do pop, o bloco tem o intuito de valorizar e empoderar o público femino, lutar pelo fim do machismo e pelo respeito à diversidade sexual. Agora, após dois anos fora das ruas belorizontinas, o cortejo do Garotas está com as expectativas altas e se prepara para homenagear a diva pop Rihanna, com o lema “Renascida: única garota do mundo”.




Conheça também:

Angola Janga: bloco que luta pelo protagonismo negro no carnaval de BH
Bloco É o Amô leva o sertanejo raiz para as ruas de BH durante o carnaval
Juventude Bronzeada enaltece a música brasileira durante o carnaval de BH
 

Composição do Garotas Solteiras


Com cerca de 200 integrantes, além das alas de coreografia e drag, o cortejo de 2023 do Garotas se prepara para o maior carnaval que BH já viu. 

A banda do bloco surgiu em junho de 2016, após uma participação do Garotas Solteiras na Virada Cultural de Belo Horizonte. Atualmente ela tem a direção de 11 músicos e tem em sua composição vozes, guitarra, baixo, sax, teclado e bateria, além de instrumentos característicos da percussão de carnaval.

Conheça mais sobre a banda:

  • Vocais: Annittona, Edu Ruas, Jenniffer Souza, 
  • Guitarra: Junim Ribeiro
  • Baixo: Gabriel Estanislau
  • Teclado: Henrique Vilela
  • Sax: Pedro Peixoto
  • Bateria: Rafael Tibeiça
  • Percussões e efeitos: Dani Milena, Laiza Lamara

Onde e quando o bloco vai se apresentar


As expectativas para a folia de 2023 são grandes, tanto para os integrantes do bloco quanto para os foliões apaixonados pelo pop. Após dois anos sem carnaval de rua, o Garotas Solteiras vai voltar a se apresentar nas ruas de Belo Horizonte no dia 20 de fevereiro, na segunda-feira de carnaval. 




O bloco vai sair à tarde, como de costume, e o roteiro com o local de concentração e de encerramento será divulgado uma semana antes do carnaval, pelas redes sociais do Garotas. Acompanhe a programação atualizada em nosso Mapa de Blocos.

CarnaUAI: fique por dentro de tudo que acontece no carnaval de BH


Gostou de conhecer um pouco sobre o Bloco Garotas Solteiras? No CarnaUAI você fica por dentro de tudo sobre o carnaval mais animado de Minas, além de conhecer os blocos e ter acesso ao mapa que te leva para a folia todos os dias. Acesse o nosso portal e fique atualizado.
compartilhe