-->

O cantor e compositor paulistano Rael escolheu o mês de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, para lançar Na Pista Sem Lei, primeiro single de seu novo álbum, previsto para o início de 2025. Com participação de Rincon Sapiência e FBC, a música foi disponibilizada nas plataformas de áudio, pela Laboratório Fantasma, acompanhada de videoclipe que foi lançado em formato de première, em uma edição especial da festa Discopédia, no Cineclube Cortina, em São Paulo.




Rael classifica o novo projeto como 'alto astral' e esse primeiro single é uma pequena amostra da energia positiva que vem por aí. Com a pista de dança como cenário, o artista conduz o público por uma festa, onde o coletivo e a alegria dos encontros se tornam um momento de plena felicidade, expressão e diversão. 'A gente só vai conseguir combater os modos de opressão se estivermos dispostos a utilizar todas as ferramentas a nosso dispor, como a nossa alegria. 'Na Pista Sem Lei' é justamente isso, uma celebração à vida. De se sentir vivo e querer viver a cada momento', afirma Rael. 'Ouvir uma canção é uma ótima maneira de extravasar, sentir a liberdade, não pensar nas coisas cotidianas que te estressam. Eu enxergo como uma música de cura, de amor próprio, de autoestima. Uma forma de sair um pouco da Matrix', completa. 

Embora Rael tenha suas raízes firmemente plantadas no rap, sua trajetória sempre foi marcada por uma fluidez entre gêneros. Em Na Pista Sem Lei, ele não apenas reafirma essa versatilidade, mas mergulha de cabeça no afropop e no afrohouse, mantendo sua inconfundível identidade musical. O artista convidou FBC e Rincon Sapiência para colaborações que enriquecem a faixa. 'Sou um grande fã do Rincon, admiro suas composições, sua forma de se expressar e sua elegância no rap. O FBC, em seu último trabalho, trouxe a estética do disco e do house, incorporando a vibe do baile. Senti que tinha essa conexão com os dois e acho que eu estava certo. Fiquei muito feliz com o resultado da música e com as participações. Cada um trouxe sua atmosfera e sua subjetividade musical', explica o artista. Na Pista Sem Lei também marca uma nova identidade visual de Rael, elaborada em conjunto com a GUT Design. A agência focada em soluções de design criativas e inovadoras, com sede em São Paulo e escritórios nos Estados Unidos, Europa e América Latina, estará à frente de todo projeto gráfico de Rael

Com produção musical assinada por Rael e Nave, a nova música irradia um tom divertido e envolvente, entrelaçando reflexões sutis com uma energia contagiante. A faixa convida o ouvinte a se entregar à dança, à diversão e ao presente. 'A letra evoca alguns questionamentos, mas, em contrapartida, é uma música que você pode assimilar curtindo. Ela tem essa vibe bem pra cima', conta. 'Neste projeto nós tivemos um aprofundamento enorme na essência de Rael e buscamos construir uma estratégia que traduzisse de maneira autêntica seus valores e o seu propósito com esse trabalho', afirma Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma, sobre a canção. ''Na Pista Sem Lei' é o primeiro lançamento dessa nova fase e estamos empenhados em fazer deste lançamento um marco para a carreira dele na música negra brasileira', completa.  

Iniciado no universo do hip hop, especificamente no break, o artista faz referência à essa conexão com seu passado ao mencionar na nova faixa olha os passo louco foda que eu lancei, tey. 'Eu comecei no movimento hip hop dançando break, e acabo falando sobre essa expressão corporal na letra. O que me inspirou a fazer essa música foram as minhas próprias vivências por aí', afirma Rael.




'Na LAB somos uma equipe majoritariamente negra (mais de 54% do nosso quadro de funcionários, um índice bem acima do mercado). Isso se consolida em uma arte que cumpre seu papel, gera transformação e deixa legado', afirma Fióti. 'É a forma como acreditamos para trazer inovação e gerar impacto positivo no mercado e na sociedade a partir da cosmovisão da cultura negra e dos valores e princípios da cultura hip hop, que estão expressos nessa faixa incrível com Rael, Rincon e FBC, representantes legítimos do imaginário cultural e criativo do nosso país', complementa o empresário e CEO.

Dirigido por Aisha Mbikila, o videoclipe retrata o conceito de celebração do projeto com uma linguagem afrofuturista, pautada por uma estética  contemporânea. 'Fiquei muito feliz com esse convite da LAB para retratar o Black Joy, que é essa militância de existir, sorrir e dançar. São muitas as conexões que a música faz. E criar uma imagem para o som é algo muito lindo', afirma Aisha. As escolhas do mood do filme como um todo, e em especial dos figurinos, foram pensadas como ferramenta para enaltecer a felicidade, o orgulho, a originalidade e a beleza dos encontros. 'Eu sempre gostei de me vestir bem. A imagem que você passa é um reflexo do que você é internamente. Te dá notoriedade e respeito', pontua Rael.

Confira:

Tags:
compartilhe