Nesta terça-feira (15), foi divulgado o line-up de apresentações do MAMA Awards de 2024 que acontecerá pela primeira vez em Los Angeles.
O evento de três dias, que celebra as estrelas mais brilhantes do K-pop, começará no dia 21 de novembro, onde KATSEYE, ILLIT e RIIZE se apresentarão. A cerimônia de premiação acontecerá em Osaka, no Japão, nos dias 22 e 23 de novembro, com ENHYPEN, TOMORROW X TOGETHER e IVE se apresentando no primeiro dia e Aespa, INI e ZEROBASEONE subindo ao palco no segundo dia.
De acordo com a Billboard, o MAMA Awards deste ano, apresentará o conceito de 'Big Blur: What Is Real?', refletindo a tendência crescente de limites confusos entre indústrias, cultura, gêneros musicais e tecnologia. Em correspondência com o tema, a cerimônia 'apresentará experiências surreais, mas reais, e exibirá performances visualmente cativantes por meio da convergência de arte e tecnologia', de acordo com um comunicado à imprensa.
Além dos artistas, os indicados ao MAMA Awards de 2024 também foram revelados pela empresa de entretenimento CJ ENM. O período de elegibilidade variou de 1º de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024, e os indicados foram decididos com base em uma avaliação de dados musicais globais, bem como em um painel de especialistas.
Uma das novas categorias deste ano é a melhor coreografia, e os prêmios Visa Fans' Choice retornaram. A primeira rodada de votos ocorrerá de 14 a 25 de outubro, e a segunda rodada começará em 1º de novembro.
Katseye inicia turnê de divulgação pela Ásia
O grupo Katseye, formado pela Hybe em colaboração com a Geffen Records, iniciou sua ambiciosa turnê de divulgação na Ásia para ampliar seu alcance.
Vale lembrar que as seis integrantes do grupo são: Daniela (Estados Unidos); Lara (Estados Unidos); Manon (Suíça); Megan (Estados Unidos); Sofia (Filipinas); e Yoonchae (Coréia do Sul).
Elas foram selecionadas através do programa global de audições, The Debut: Dream Academy, que atraiu 120.000 candidatos de todo o mundo. O grupo estreou nos Estados Unidos no dia 28 de junho.
De acordo com o Korea Herald, o Katseye começou sua turnê promocional pela Ásia com uma coletiva de imprensa realizada na sede da Hybe em Seul, nesta quarta-feira (11). Nas próximas duas semanas, o grupo viajará para as Filipinas e o Japão, conhecendo fãs e aparecendo em programas musicais.
'Nossa força é que somos um grupo feminino global que representa muitos países diferentes. Somos todos muito diversos e podemos trazer algo único para a mesa, algo que ainda não existe', disse Manon.
A líder Sophia explicou com segurança como Katseye se diferencia de outros grupos de K-pop e outras estrelas pop estrangeiras. 'Nossas origens culturais diversas nos permitem abordar um público mais amplo. Somos diferentes dos artistas pop estrangeiros porque fomos treinados através de uma estrutura incrível da metodologia K-pop. Temos coreografias sincronizadas e podemos trabalhar uns com os outros em harmonia como uma equipe.'
Em relação ao sistema de treinamento do K-pop, os integrantes lembraram que foi sem dúvida desafiador, mas que aprenderam muito no processo. 'Todos nós seis nos beneficiamos muito com o processo e isso nos levou a nos desafiar todos os dias', disse Sophia.
'A primeira coisa que aprendi foi a disciplina e o quanto você tem que trabalhar para conseguir o que deseja', disse Lara, relembrando seus dias como trainee.
Falando sobre os rumos do grupo, Lara disse: 'Queremos dar importância a todas as partes do mundo. Não há um mercado específico que estejamos tentando atingir principalmente.'
Manon disse que as integrantes dificilmente sentem qualquer barreira linguística ou cultural entre si, pois aprenderam como ser um grupo vivendo juntos e aprendendo coisas novas sob o mesmo teto.
'Onde quer que vamos, aprendemos algumas frases para respeitar os nossos fãs e construir laços', acrescentou Megan, afirmando como todas elas estão abertas a abraçar novas informações.
'Nosso objetivo final é ser o grupo feminino número 1 global', disse Manon.
Manon enfatizou que Katseye pode ser uma inspiração para todas as meninas, pois elas podem representá-las.
'Como eu cresci na Suíça como uma garota mestiça, não vi muitas pessoas na indústria do entretenimento que se parecessem comigo. Então tive dificuldade em acreditar que isso poderia se tornar realidade', afirmou.
'Estar em um grupo feminino onde literalmente qualquer garota poderia olhar para nós e se ver em nós é inspirador para mim. Podemos mostrar a essas garotas que com força de vontade e trabalho duro é possível realizar qualquer sonho', finalizou.