Chris Brown tem dois shows agendados na África do Sul em dezembro, mas um grupo de defesa dos direitos das mulheres lançou uma petição que busca proibi-lo de subir ao palco.
A Women for Change iniciou uma petição em 2 de outubro no site Change.org que possui mais de 28 mil assinaturas até o momento, esperando impedir Brown, que se declarou culpado em 2009 por agredir sua então namorada Rihanna e foi condenado à liberdade condicional e trabalho comunitário, de se apresentar na África do Sul.
Onde a BBC relata ter um longo histórico de abuso e uma das 'maiores taxas de feminicídio e violência de gênero do mundo'. De acordo com a petição, o grupo quer que os promotores, o governo sul-africano e os organizadores 'reconsiderem' permitir que o artista se apresente em Joanesburgo em meados de dezembro.
'Seu show está marcado para poucos dias após a comemoração global dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero, tornando este evento um insulto direto aos milhões de mulheres e meninas afetadas pela violência na África do Sul e no mundo', diz a petição.
'Quando vi a notícia de que Chris Brown estava vindo para a África do Sul, fiquei chocada e profundamente decepcionada', disse a diretora executiva da Women for Change, Sabina Walter, à BBC. 'A petição foi iniciada para enviar uma mensagem forte de que não toleraremos a celebração de indivíduos com histórico de violência contra mulheres.'
'Quando alguém como Chris Brown recebe uma plataforma em um país onde a VBG está em níveis de crise, isso envia uma mensagem prejudicial — que fama e poder superam a responsabilidade.', continuou.
Vale lembrar que a demanda dos fãs pelo show inicial foi tão grande, os ingressos esgotaram em menos de duas horas, que um segundo show foi adicionado no estádio com capacidade para 94.000 pessoas.
Vale destacar que Chris Brown enfrentou problemas para se apresentar no passado devido ao seu histórico legal em países como Nova Zelândia, Canadá, Austrália e mais. Os dois shows na África do Sul estão atualmente marcados para 14 e 15 de dezembro.
De acordo com a Billboard, um documentário sobre o suposto histórico de abuso de Chris Brown chegará à rede Investigation Discovery no final deste mês. Chris Brown: A History of Violence chegará ao ID em 27 de outubro como parte da campanha 'No Excuse for Abuse' do canal, que explorará ainda mais seus problemas legais. O documentário apresenta uma vítima não identificada para contar sua história de suposto abuso de Chris pela primeira vez.
No Brasil, os dois shows em São Paulo, também em dezembro, estão com os ingressos esgotados.
Chris Brown esgota 50 mil ingressos em uma hora e anuncia show extra em SP
O público brasileiro esperou 14 anos por um retorno de Chris Brown ao Brasil, o que tornou intensa a busca por ingressos para o show de greatest hits do artista em São Paulo.
Marcada para o dia 21 de dezembro, no Allianz Parque, em São Paulo, a apresentação - realizada pela Live Nation Brasil e a 30e - teve os seus 50 mil ingressos esgotados em apenas uma hora.
Mas os fãs terão mais uma chance de ver Breezy ao vivo: o cantor anuncia uma apresentação extra para o dia 22 de dezembro, no Allianz Parque. O início da venda de ingressos para a nova data iniciou nesta quinta-feira (3), pelo site da Ticketmaster.
Representantes de um estilo musical têm a grande responsabilidade de fazer com que o mesmo não fique preso ao passado. E Chris Brown leva a palavra do R&B adiante como ninguém. Prova disso é o seu trabalho mais recente, 11:11 (seu 11º álbum de estúdio, lançado em 2023). Ao ter misturado o gênero que o consagrou com pop, afrobeats e dancehall, ele conectou o R&B com novos públicos.
Parcerias com artistas como Anderson .Paak e Davido corroboram para isso. Não à toa, o disco atingiu o #1 na parada de álbuns de R&B da Billboard; e um de seus hits, Summer Too Hot, recebeu uma indicação ao Grammy Awards. A versão deluxe de 11:11 também foi bem recebida pelos fãs e pela crítica; e adiciona participações de nomes como H.E.R., Jack Harlow e Bryson Tiller.
Após passar com a tour 11:11 pelos Estados Unidos, pelo Canadá e pela Europa, Chris Brown chega ao Brasil com uma performance diferente do que vinha apresentando. O fato de não subir a um palco brasileiro desde 2010 fez com que um show de grandes sucessos fosse escolhido para desembarcar por aqui.
O público pode esperar por Under the Influence, Loyal, No Guidance e mais um punhado de músicas que transformarão a arena palmeirense em uma jukebox nostálgica.