Ziraldo, criador de personagens como os de O Menino Maluquinho e Turma do Pererê, morreu neste sábado (06/04). O cartunista faleceu dormindo por volta das 14h30, em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela famÃlia do desenhista.
A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O corpo será velado na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, na manhã deste domingo (07/04). O enterro será no mesmo dia no Cemitério São João Batista, às 16h30.
Â
Famosos, autoridades e polÃticos compartilharam homenagens ao desenhista, chargista, caricaturista, escritor e jornalista nas redes sociais.
Â
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, citou Ziraldo como um dos "maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do paÃs".
Â
"O Brasil perdeu neste sábado (06/04), um de seus maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário do paÃs. Chargista, caricaturista, escritor e jornalista, o mineiro Ziraldo é nome onipresente na cultura popular brasileira. O Menino Maluquinho, seu personagem mais conhecido, povoou mentes e a imaginação de crianças de todas as idades em todas as regiões. Um livro que virou filme, peças, pautou músicas e vem sendo passado de pais para filhos como sinônimo de inocência, curiosidade e beleza, além de um olhar esperançoso em relação aos imensos potenciais do mundo em que vivemos. São inúmeras e diversas as contribuições de Ziraldo, seja com a turma do Pererê, em seu trabalho à frente do Pasquim, nos anos da ditadura, em livros inesquecÃveis, como Flicts, e num extenso trabalho em revistas e jornais brasileiros. Na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão. Nesse momento de imensa tristeza, me solidarizo com os familiares, amigos, parentes e fãs de Ziraldo", escreveu Lula.
"Que tristeza! Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão. Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo", escreveu o desenhista MaurÃcio de Sousa.
"Quanta história, quanta luta, quantas crianças fez sonhar com o inesquecÃvel Menino Maluquinho. Ziraldo, um grande brasileiro. Sua obra seguirá encantando muitas gerações. Tive muita sorte de ter convivido com ele e visto de perto não só seu talento, mas seu amor ao Brasil", escreveu o ex-ministro, ex-governador e ex-deputado Ciro Gomes.
"Choram todos os meninos maluquinhos - de todas as idades. Ziraldo, gênio Flicts, se despede. Viva Ziraldo", escreveu o jornalista Zeca Camargo.
"Hoje o Brasil perdeu um pouco do seu humor. Ziraldo era um referência mundial como cartunista e um ser humano fora de série. Sua obra marcou gerações e seu Menino Maluquinho tem lugar especial entre os melhores momentos das nossas infâncias. Descanse em paz, mestre!", lamentou o deputado federal Guilherme Boulos.
"Foi no seu programa, Etcétera, que a minha vida na televisão começou... Desde então você sempre fez parte da minha vida, da minha história, da história da Fundação e de tantas crianças. Obrigada por tudo que você plantou e um beijo no seu coração. Vai com Deus", escreveu a apresentadora Xuxa Meneghel.Â
Fátima Bernandes, Walcyr Carrasco, Matheus Nachtergaele, Otaviano Costa, Flávia Alessandra, Emanuelle Araújo e Evandro Mesquita também manifestaram pesar sobre a morte do mineiro.