Fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no último domingo (05/11), mas não tem certeza se acertou uma questão sobre as músicas de Caetano Veloso? Não se preocupe, nem o próprio cantor e compositor soube responder à pergunta.




O cantor e compositor foi tema de uma questão do exame que perguntava o que as letras das canções Alegria, Alegria e Anjos Tronchos tinham em comum, "embora oriundas de momentos históricos diferentes".

 

Confira a questão, que pedia para comparar os trechos das músicas e responder o que há em comum entre elas:

Questão do Enem (Foto: Reprodução/XTwitter)

De pijama, o músico foi desafiado por sua esposa, Paula Lavigne, a voltar aos tempos de estudante e responder a essa pergunta da prova de Linguagens. No registro, o artista aparece de pijama analisando a questão no celular. "Quando eu li, achei que são todas", brincou Caetano a princípio. "'Referência às cores como elemento de crítica a hábitos contemporâneos', na verdade tem isso nas duas letras", acrescentou ele em referência à opção A.

 

Na sequência, Paula questiona se o amado não acha que a resposta certa é a B - alternativa que apareceu na maioria dos gabaritos extraoficiais. Veloso então analisa: "'Percepção da profusão de informações gerada pela tecnológica'. É, está certo. B de bola".




 

Caetano Veloso diz que a alternativa C, que fala da "contraposição entre os vícios e as virtudes da vida moderna", também pode estar presente nas duas canções. Ele passa então a avaliar a alternativa D - "busca constante pela liberdade de expressão individual". "Eu achei que era essa, mas aí todo mundo falou: 'não, é B", afirma à produtora. "Eu acho [que é essa] também", responde ele.

 

Por fim, ele ainda afirma que a opção E, "crítica à finalidade comercial das notícias", também parece estar correta. Depois de analisar mais atentamente as opções, ele chegou a duas respostas: "B e a D são, aparentemente, as mais apuradas assim".

 

O gabarito oficial do Enem será disponibilizado no dia 24 de novembro, segundo o calendário do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

 

Confira, abaixo, o vídeo:

compartilhe