A inteligência artificial proporcionou um dueto entre Elis Regina, morta há 41 anos, e a filha dela, Maria Rita, em uma campanha da Volkswagen, lançada na madrugada desta terça-feira (04/07). O vídeo foi produzido para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil.




O vídeo em que mãe e filha cantam Como Nossos Pais, que fez sucesso na voz de Elis na década de 1970, viralizou nas redes sociais. Mas a empresa não é a única a trazer personalidades que já faleceram em uma campanha publicitária. Confira, abaixo, outros casos:

Roberto Gomez Bolaños - Dish Latino 

Morto em 2014, Roberto Gomez Bolaños, que ficou mundialmente conhecido pelo papel de Chaves, protagonizou um comercial da Latinas Dish Latino, serviço de streaming em espanhol e inglês focado em famílias bilíngues que vivem nos Estados Unidos, no ano passado. Na campanha intitulada Latino Like You, o ator mexicano Eugenio Derbez está assistindo a um episódio do seriado Chaves (1971 – 1980), quando o personagem sai da televisão para ter uma conversa pessoalmente. O material da gravação foi criado do zero, ou seja, recriando digitalmente o rosto de Bolaños. 

Audrey Hepburn - Dove Chocolate

Audrey Hepburn, falecida em 1993, apareceu em uma campanha publicitária da marca norte-americana de chocolates Dove 20 anos após sua morte. Ao som de Moon River, música do filme Bonequinha de Luxo (1961), a atriz está dentro de ônibus na Costa Amalfitana, na Itália, quando tira um chocolate de sua bolsa. O comercial foi feito com uma dublê de Audrey, que tinha características parecidas com a estrela. Além disso, foi necessário digitaliza por meio de sistema de codificação de ação facial que extraiu os movimentos musculares e as texturas necessárias para construir um retrato mais fiel de Hepburn.

John Lennon - Rock Band

Morto em 1980, John Lennon, fundador dos Beatles, apareceu em um comecial na icônica capa do disco Abbey Road, recriada 40 anos depois para uma campanha publicitária do jogo de videogame The Beatles: Rock Band. O vídeo foi feito com imagens de arquivo da banda inglesa, atores ao vivo e computação gráfica.




Fred Astaire - Dirt Devil

Em 1997, Fred Astaire, que havia morrido anos antes, estrelou uma campanha de aspiradores de pó da marca Dirt Devil. A campanha que causou polêmica faz referência a uma dança no filme Núpcias Reais (1951).

Marlene Dietrich, Grace Kelly e Marilyn Monroe - Dior

Em 2011, a Dior lançou um anúncio para divulgar seu perfume J'Adore, no qual eles 'ressuscitam' nada menos que Marlene Dietrich, Grace Kelly e Marilyn Monroe como antagonistas do comercial. Com ajuda de técnicas avançadas de CGI, eles inseriram essas estrelas de Hollywood, inclusive com gestos e expressões próprios, alternando ao filme estrelado por Charlize Theron. "Foi incrivelmente glamoroso e fantástico. Não acho que vou experimentar algo assim novamente na minha vida", destacou Theron ao Hollywood Reporter.

compartilhe