Um vÃdeo divulgado no YouTube no dia 29 de maio chamou a atenção ao mostrar um homem identificado como Renato Ribeiro, de 33 anos, exibindo uma pistola no meio da plateia do programa Encontro, apresentado por PatrÃcia Poeta e Manoel Soares, na TV Globo.
O perfil que divulgou as imagens afirmaram que se trata de um "clipe" caseiro. O video é de um rapper, que exibe sua arma escondida entre o tênis e a calça, enquanto está sentado no auditório. Depois disso, o rapaz filma o estúdio e mostra a titular da atração interagindo com o público.
Â
Além da cena com a pistola, o vÃdeo conta com cenas de confrontos com polÃcias e protestos. Em outro momento, um músico segura uma munição na frente de logos da Globo no corredor da emissora da famÃlia Marinho. O vÃdeo foi excluÃdo do YouTube com a mensagem: "Este vÃdeo não está mais disponÃvel devido a uma reivindicação de direitos autorais do Globo Comunicações e Participações S/A", mas viralizou no Twitter.
Â
Em nota oficial, a TV Globo anunciou que já tomou ciência do caso e já identificou a pessoa responsável: "A Globo mantém protocolos rÃgidos que garantem a segurança de seus funcionários e convidados. A empresa tem ciência do episódio, já identificou a pessoa, apurou que o objeto não se trata de uma arma verdadeira e está estudando as medidas legais a serem adotadas".
Â
Renato, o autor do vÃdeo, contou em entrevista exclusiva ao portal Metrópoles que a arma é uma airsoft, de brincadeira. Entretanto, a munição mostrada nas imagens é verdadeira. Ele disse que gravou o conteúdo para testar a segurança do segundo maior canal de TV do mundo, além de chamar a atenção para seu o videoclipe.Â
Â
Confira, abaixo, o vÃdeo: