O governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não pagará por selo azul de verificação dos seus perfis oficiais no Twitter, incluindo o do mandatário e de ministros.A plataforma do bilionário Elon Musk começará a cobrar, a partir deste sábado (01/04), para que seus usuários tenham o desejado selo de verificação.
A rede social removerá o status de verificação de todos que receberam o selo de forma gratuita pela antiga administração. Usuários comuns, artistas e outras personalidades que quiserem o carimbo terão que assinar o Twitter Blue, versão paga do perfil.
Â
Umas das exceções, contudo, será justamente para organizações governamentais e presidentes. Esses perfis serão reconhecidos gratuitamente. As organizações ganham uma marca dourada e um avatar quadrado se for uma empresa com ou sem fins lucrativos e os órgãos do governo, um selo cinza e um avatar circular.
Â
"O Twitter disponibiliza um selo cinza de verificação, não pago, para representantes e órgãos do Governo. Será o selo utilizado pelos perfis do presidente e ministérios", diz o governo, em nota oficial.Â
Â
Usuários que quiserem manter ou ganhar a autenticação, precisarão desembolsar a quantia de R$ 42 por mês ou R$ 36,47 mensais, para quem assinar o plano anual da plataforma. Segundo a empresa, quem aderir o selo azul poderá ver menos anúncios, fazer publicações com mais de 240 caracteres, fazer upload de vÃdeos de 1080p, ganhar destaque na linha do tempo, editar tweets, fazer enquetes e acessar ferramentas de segurança exclusivas.
Â
Nos Estados Unidos, o lançamento foi no inÃcio de novembro e levou a uma onda de contas falsas, que poderiam pagar pelo selo e se passar por oficiais. O programa é uma das principais apostas de Musk para equilibrar as contas da companhia.