A Belo Horizonte de outros carnavais era bem diferente da que conhecemos hoje em dia. Um vÃdeo de 1990 em que pessoas comentam sobre o carnaval da capital mineira viralizou na internet nos últimos dias.
O motivo é bastante curioso para quem conhece o que a festa representa atualmente – no vÃdeo, moradores da capital reclamam da falta de folia na cidade.Â
Â
Uma reportagem veiculada na Rede Minas, TV pública e educativa do estado, mostra pessoas respondendo a uma pergunta da repórter sobre o que há de bom para fazer em BH durante o carnaval. Para a maioria, durante os quatro dias de feriado em fevereiro, só queriam tirar uns dias de descanso, longe de qualquer tumulto ou confusão.
Â
"Aqui em Belo Horizonte não tem nada, aqui é péssimo, não tem os clubes, tudo vazio, uma coisa horrorosa", diz uma entrevistada. "Aqui em Belo Horizonte o carnaval de rua não é legal, né?", disparou outra. "Só clube", afirmou um terceiro.
Â
E quando perguntados para onde vão no carnaval? "Sair de Belo Horizonte", comentou outro sem nem pensar duas vezes e "sumir da cidade" estão entre as respostas.
Â
Confira, abaixo, o vÃdeo:
Mudou demais, uai!
Mais de 30 anos se passaram e Belo Horizonte hoje tem um dos melhores e mais movimentados carnavais de rua do Brasil. Segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), para este ano, após dois anos defestividades cancelados devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura da capital mineira estima que cerca de 5 milhões de pessoas saiam às ruas para curtir a folia na cidade. Praticamente o dobro da população.
Â
Nas ruas e avenidas da capital, são esperados 493 blocos e 523 cortejos de rua, sem contar com o desfile das escolas de samba. Para se ter uma ideia, na última folia, foram 390 desfiles registrados nas ruas de BH. O evento vai acontecer oficialmente de 4 a 26 de fevereiro e uma das atrações já confirmadas é a cantora Daniela Mercury.