Heloísa Périssé contou no Fantástico, do último domingo (05/03), que passou por maus bocados ao se engasgar em um restaurante, mas conseguiu ser salva graças ao socorro rápido.




A atriz relata que o episódio ocorreu durante um jantar ao lado de amigos, incluindo sua fonoaudióloga, que foi a responsável pelo seu salvamento. Monica Bretas aplicou a manobra de Heimlich, que é um procedimento de primeiros socorros para desobstruir as vias aéreas superiores.

 

"Estava comendo um pedaço de frango, até brinquei que não estava muito afim. Do que coloco na boca e me dou conta, já estou sem ar", relembrou a artista, que chegou a pedir ajuda ao marido, Mauro Farias.

 

"Eu contei que não conseguia respirar, nem tossir, que é uma sensação muito louca. Então levantei e comecei a ficar assim [gesticula]", acrescentou ela, agitando as mãos como se estivesse com falta de ar.




 

Heloísa disse que Mônica percebeu o engasgo e aplicou a manobra imediatamente. "Ela veio por trás de mim, mediu meu umbigo e fez 'tum, tum, tum'. Aí eu tossi", afirmou.

 

"As pessoas dizem para bater nas costas ou dar água, medidas que não são resolver, pelo contrário, podem piorar a situação", explicou a profissional de saúde.

 

Vale destacar, que a manobra de Heimlich é uma técnica simples e eficaz que pode salvar vidas em situações de emergência. Posicione-se atrás da pessoa que está engasgada e coloque seus braços ao redor da cintura dela. Incline a pessoa para frente, de modo que o tronco dela fique inclinado para frente em um ângulo de aproximadamente 45 graus.

 

Coloque um punho fechado entre o umbigo da pessoa. Com a outra mão, segure o punho fechado e pressione rapidamente para dentro e para cima, em direção ao diafragma da pessoa. Repita a compressão abdominal até que o objeto ou alimento seja expelido e a pessoa consiga respirar normalmente.

compartilhe