A TV Globo se viu envolvida em uma polêmica ao utilizar, sem autorização, uma imagem exclusiva obtida pelo Jornalismo da Record no Rio de Janeiro. A emissora dos Marinho mostrou no Bom Dia Rio a foto de quatro médicos minutos antes de três deles serem assassinados na madrugada desta quinta-feira (05/10), no Rio de Janeiro. O canal não deu créditos à Record TV e até deixou à mostra uma parte do relógio do RJ no Ar, que exibiu a fotografia em primeira mão.
De acordo com informações do NotÃcias da TV, a toda poderosa utilizou novamente a imagem em duas outras reportagens sobre o caso, nos programas Bom Dia SP e Bom Dia Brasil. Nesse segundo uso, a Globo editou a foto para remover o relógio que aparecia na versão original, de forma a despistar o telespectador quanto à sua origem.
Â
A imagem que mostra os quatro médicos sentados no quiosque em que aconteceu o ataque foi transmitida primeiro no RJ No Ar, às 7h39. A global também iniciou o Bom Dia Rio com a cobertura do assassinato, mas a foto pirateada foi aparecer na programação apenas às 7h53, 14 minutos depois.
Â
Em sua defesa, a Comunicação do Grupo Globo informou em nota oficial ao portal que a imagem já estava circulando "em grupos de mensagens e nas redes sociais". "A citada foto dos médicos está circulando em grupos de mensagens e em redes sociais desde cedo e foi reproduzida por diversos veÃculos da imprensa ao longo do dia", diz em comunicado.