A iluminação de palco nos shows de Zé Ramalho vem usando luzes verdes e amarelas quando o cantor e compositor começa a entoar o clássico Admirável Gado Novo, lançada em 1979.




De acordo com as informações do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, a escolha pelas luzes ao cantar a música em que todos entoam "eh, oô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz" vem sendo interpretada como uma alusão ao sequestro das cores da bandeira brasileira pelo apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).

 

Quando compôs a canção, o músico afirmou em diversas entrevistas que pensava nos nordestinos, que deixavam seus lares por causa da seca, em busca de trabalho em outras regiões. Por seu teor irônico, criticando o movimento de massas, a faixa se revelou, no fundo, uma alfinetada à ditadura militar, que governava o país então.

 

Vale destacar, que no restante da apresentação, o artista, utiliza em diferentes momentos, luzes nas cores brancas, vermelhas e azuis. Procurada pela, a produção de Zé não se pronunciou sobre a escolha das cores da iluminação quando ele canta Admirável Gado Novo.

 

Confira, abaixo, o momento:

compartilhe