A turnê que marca a despedida do Sepultura tem inÃcio previsto para esta sexta-feira (01/03). O Arena Hall, em Belo Horizonte, foi o local escolhido para a primeira apresentação do grupo mineiro de heavy metal pela tour Celebrating Life through Death, em tradução livre Celebrando a Vida através da Morte, anunciada em dezembro do ano passado.
O Sepultura se prepara para passar por 40 paÃses da América e Europa durante 18 meses. Só no Brasil, além da capital mineira, a série de shows passará por pelo menos outras sete cidades. Por enquanto estão confirmadas Juiz de Fora, BrasÃlia, Uberlândia, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e São Paulo.
Â
"É a última turnê. A gente vai parar porque é o melhor momento da história da banda e saÃmos de cena de uma forma muito tranquila", declarou o guitarrista Andreas Kisser, que reforçou que a banda tem boa relação. "Hoje, a gente tem uma condição fantástica entre a gente. A gente sai de cena tranquilo e em paz com a gente mesmo. Não é um momento triste, é de celebração", destacou na sequência.
Â
A derradeira turnê, será marcada com o lançamento de um álbum ao vivo. O trabalho contará com 40 faixas gravadas em 40 diferentes apresentações ao redor do mundo.
Â
Fundado em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera, ainda adolescentes, na capital mineira, em Minas Gerais, o Sepultura se tornou o grupo brasileiro de heavy metal de maior sucesso da história. A formação atual inclui o baixista Paulo Xisto Júnior, o guitarrista Andreas Kisser (desde 1987), o vocalista Derrick Green (desde 1997) e o baterista Eloy Casagrande (desde 2011).
Â
O Sepultura vendeu cerca de 20 milhões de cópias de seus álbuns em todo o mundo, influenciando inúmeras bandas a partir dos anos 1990. Os discos mais notáveis foram: Beneath the Remains (1989),  Arise (1991), Chaos A.D. (1993) e Roots (1996).
Â
O mais recente, Quadra, lançado em fevereiro de 2020, alcançou o Top 20 em 7 paradas internacionais, sendo o mais bem-sucedido desde a era clássica. Vale destacar, que grupos famosos como Slipknot, System of a Down e até Björk já listaram o grupo entre suas referências musicais.