Quando o comercial da montadora de carros Volkswagen foi lançado em julho mostrando um dueto inédito entre mãe e filha - no caso Elis Regina e Maria Rita - criado pela Inteligência Artificial (IA), deixou a internet polvorosa. O vÃdeo foi produzido para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil.
Assim, os olhos se voltaram mais uma vez a cantora e compositora, que morreu jovem, aos 36 anos em 1982. À época, a herdeira da artista tinha apenas 4 anos de idade. Até os dias de hoje, a estrela é considerada uma das maiores vozes da história da música brasileira.
Â
Na época, o Conar - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária chegou a instaurar um processo ético para investigar a campanha que trazia Elis dirigindo uma antiga Kombi e fazendo dueto com Maria Rita, que dirige o modelo novo do automóvel, uma ID.Buzz, versão 100% elétrica.
Â
Uma dublê foi usada para se passar por Elis Regina. O rosto da estrela foi inserido por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial. A edição recorre a uma tecnologia de redes neurais artificiais, que une o rosto da modelo à imagem da Pimentinha, cuja voz original é reproduzida no áudio.
Â
O órgão também considerou que a campanha poderia ser exploratória, pois poderia causar confusão entre ficção e realidade. No entanto, o processo foi arquivado.
Â
Por conta da polêmica, Maria suspendeu, por ora, o lançamento do single Como Nosso Pais, de Belchior, que fez sucesso na voz de Elis na década de 70. De acordo com as informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a música estava prevista para chegar ao streaming ainda em julho, quando a campanha foi ao ar. Por hora, não há perspectiva de uma nova data para a faixa ser lançada.
Â
Confira, abaixo, a propaganda da Volkswagen: