A pergunta que não quer calar: Datena continuará ou não concorrendo à prefeitura de São Paulo, após agredir Pablo Marçal? O advogado do ex-coach registrou um boletim de ocorrência no 78° DP (Jardins), na noite de domingo (15), por lesão corporal e injúria contra o apresentador.




Afinal, quais consequências Datena pode sofrer por agredir outro candidato em um debate ao vivo? Segundo o jornal "InfoMoney", especialistas afirmaram que é preciso analisar o caso em duas frentes: a criminal e a eleitoral.

"É um crime tido como leve. Então a pena é, na pior das hipóteses, de dois anos. Isso dá ensejo a transação penal, então ele sequer vai ser processado", explicou o advogado Acacio Miranda da Silva Filho, mestre em Direito Penal pela Universidade de Granada, e doutor em Direito Constitucional pelo IDP/DF. "Ele vai doar uma cesta básica e acabou", disse.

"Na legislação eleitoral não há previsão de cassação por essa conduta", contou o advogado Alexandre Rollo, professor de pós-graduação em Direito Eleitoral do TRE-SP.




"Há situações em que tem previsão de cassação, como compra de voto, abuso do poder político, uso da máquina administrativa, mas, talvez porque a questão seja tão inédita e tão esdrúxula, para efeito de agressões eventuais não há previsão de cassação", esclareceu o especialista.

"É uma candidatura que já estava em declínio dramático, e que continua a ter um declínio. Os votos no Datena estão caindo e parece que estão migrando para a candidatura do Nunes. Essa tendência deve se exacerbar ainda mais", afirmou Christopher Garman, diretor-executivo para as Américas do grupo Eurasia.
 
 
Tags:
compartilhe