Novamente, Manoel Soares foi alvo de críticas de ex-colegas após sua saída da TV Globo. Na última quarta (5), o apresentador publicou um vídeo nas redes sociais se defendendo.
“Essa é a última vez que venho falar sobre esse assunto. Por conta da minha saída da Globo na última sexta-feira, alguns perfis de redes sociais e alguns jornais estão especulando as razões da minha saída. E entre essas especulações, estão denúncias de compliance em que eu teria tratado mal algumas pessoas, andado de roupão nos corredores e por aí vai”, começou.
Em seguida, Manoel explicou detalhadamente o que é um processo de compliance: “Primeira coisa que é importante nós entendermos, compliance é uma ferramenta fundamental para que empresas sérias possam oportunizar denúncias se os seus funcionários se sentem ofendidos ou atingidos por uma conduta inapropriada. Depois que a denúncia é feita, obviamente que um comitê de compliance precisa fazer uma investigação e, se essa denúncia se comprovar, a pessoa que cometeu o erro e fez o que não deveria ter feito precisa responder pelas suas ações.”
O ex-global também compartilhou a carta de demissão: “Com relação a essas acusações que estão falando que eu teria cometido dentro da empresa, se eu tivesse feito isso, eu teria sido demitido por justa causa, porque é assim que se age quando uma pessoa comete uma situação de assédio da maneira que as pessoas estão falando. Não foi isso o que aconteceu. Vou fazer algo que não me agrada, mas só para a gente encerrar esse assunto, vou colocar aqui minha carta de desligamento da Globo. Vocês estão vendo, está escrito ‘sem justa causa’, ou seja, foi um desligamento de comum acordo. Se eu fosse culpado, seria por justa causa”.
Manoel Soares foi demitido na última sexta-feira (30) após seis anos de Rede Globo.