Infelizmente, após o grande sucesso de ‘Lovezinho’ no carnaval deste ano, pelo menos por enquanto, os brasileiros não poderão ouvi-la. Isso porque os produtores de Nelly Furtado e Treyce não chegaram a um acordo.
Nos últimos meses, a Sony Music, produtora de Furtado e dona dos direitos autorais da música ‘Say it right’, versão original de ‘Lovezinho’, pediu a Treyce e WK os direitos sobre a melodia estrangeira usada no refrão do hit.
No entanto, a produtora americana pediu 100% dos direitos mais uma multa de US$ 40 mil pelo uso sem autorização da composição; Vinicius Pinheiro, consultor jurídico da EM Publisher, disse ter ofertado 30% dos direitos, o que foi negado pela Sony:
"Não tinha uma abertura da parte deles. Avisaram que seria derrubado semana passada, e agora caiu. A Sony impôs 100% do autoral, mais a multa de US$ 40 mil, com a qual não concordamos."
Ao G1, José Diamantino, diretor jurídico da Sony no Brasil, afirmou que o pedido não é incomum:
'O fato de propormos 100% do autoral não é arbitrário. É super comum em caso de versões.'
O diretor citou a versão ‘Festa no Apê’ de Latino:
'Em 'Festa no apê', do Latino, por exemplo, ele não ficou com nada autoral, mas conseguiu a liberação da música e fez sucesso com ela.'
Como consequência, enquanto os produtores não entrarem em acordo, o dinheiro autoral permanece bloqueado no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) e plataformas de streaming, enquanto ‘Lovezinho’ continua fora do ar.
Diamantino afirmou estar aberto para um acordo e Vinícius, que estão avaliando.