Atletas, jornalistas, atores, cantores e influencers se candidataram para cadeiras no Executivo e no Legislativo nas eleições de 2022. Mas a fama não garante voto. Com o encerramento da apuração, dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que boa parte deles não se elegeu.
Foram poucos os que conseguiram transformar a base de fãs em eleitores, Romário (PL) foi reeleito como senador pelo Rio de Janeiro com mais de 2,3 milhões de votos, o que representa 29% dos votos válidos. O ex-jogador de futebol poderá eventualmente se encontrar em BrasÃlia com outro ex-atleta, MaurÃcio Souza (PL), que fez fama na Seleção Brasileira de Vôlei. Ele foi eleito deputado federal por Minas Gerais com mais de 83 mil votos.
Â
A cantora e compositora Leci Brandão (PCdoB) foi reeleita deputada estadual pelo estado de São Paulo. Este será o quarto mandato da artista, ela foi eleita com pouco mais de 90 mil votos. Já o humorista Tiririca (PL), foi reeleito pela quarta vez com pouco mais de 71 mil votos (bem longe dos 1,3 milhão de 2010, quando foi o deputado mais votado do estado paulista). O ex-secretário especial da Cultura no governo de Jair Bolsonaro (PL), Mário Frias foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo. O ator que ficou conhecido por atuar em novelas da TV Globo como Malhação, teve mais de 122 mil votos.
Â
No Rio de Janeiro, o destaque ficou por conta do ator Thiago Gagliasso (PL), que se elegeu deputado estadual. O ex-participante de A Fazenda, reality show da Record Tv, conseguiu mais de 100 mil votos, isso mesmo sem contar com o voto do irmão Bruno Gagliasso, já que os dois divergem publicamente quando o assunto é polÃtica.
Quem ficou de fora? Não eleitos são bem mais numerosos
O ator Felipe Folgosi (PL-SP), o ator Mario Gomes (Republicanos-RJ), o ator André Gonçalves (PV-RJ), a atriz Lucélia Santos (PSB-RJ), não tiveram sucesso para atrair votos suficientes na tarefa de se eleger aos respectivos cargos na Câmara dos Deputados. A atriz e apresentadora Antonia Fontenelle (Republicanos-RJ), conseguiu mais de 30 mil votos, a sexta mais bem votada dentro de seu partido. No entanto, a legenda conquistou apenas três cadeiras na Câmara. O cantor Manoel Gomes (PL) que ficou conhecido pelo paÃs depois de viralizar com a música Caneta Azul, em 2019. Lançou a sua candidatura para deputado estadual pelo Maranhão. O artista teve pouco mais de 7 mil votos e não conseguiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado. Já o cantor Netinho (PL-BA), teve mais de 31 mil votos, número insuficiente para se eleger.
Â
Os esportistas também não empolgaram neste ano, Leila do Vôlei (PDT) ficou em 5º lugar na disputa pelo governo do Distrito Federal. A ex-jogadora terminou com apenas 4,81% dos votos, mas deve voltar ao cargo de senadora, do qual havia se licenciado para disputar as eleições. O ex-técnico Joel Santana (Pros-RJ), o tetracampeão do mundo Bebeto (PSD-RJ), o lutador Wanderlei Silva (PP-PR), o judoca João Derly (Republicanos-RS), a medalhista olÃmpica Maurren Maggi (Republicanos-SP) e o ex-maratonista e medalhista olÃmpico Vanderlei Cordeiro de Lima (Progressistas-PR) foram derrotados em suas tentativas de se eleger.Â
Â
O cirurgião plástico Robert Miguel Rey Júnior, mais conhecido como Dr. Rey (Podemos-SP), o comediante Pedro Manso (PL-RJ), a modelo Renata Banhara (Republicanos-SP), a jornalista Léo Aquilla (MDB-SP), o humorista Carlinhos Aguiar (PL-SP), a funkeira Verônica Costa (PL-RJ) e ex-paquita Andréia Sorvetão (Republicanos-RJ) também não cativaram os eleitores. Representantes de uma das famÃlias mais famosas da internet, a influenciadora digital Sarah Poncio e o pai, o pastor evangélico Márcio Poncio, ambos filiados ao Pros (Partido Republicano da Ordem Social), não se deram bem nas eleições. Sara teve 26 mil votos e Márcio pouco mais de 33 mil votos.
Â
Estrelas do mundo pornô, como Kid Bengala (União Brasil-SP) e Elisa Sanches (Patriota-RJ), também não ganharam vagas em BrasÃlia. Mesmo sendo deputado federal, Alexandre Frota (PSL) não teve sucesso em conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo. Conhecidos ex-BBBs também não se elegeram: Adrilles Jorge (PTB), Ariadna Arantes (PSB), Marcos Harter (Podemos) e Elis Nair (Agir). O único que conseguiu cativar uma grande quantidade de eleitores foi Adrilles, o comentarista da Jovem Pan foi o mais votado do partido do Padre Kelmon com mais de 91 mil votos.