Belo Horizonte comemora, nesta sexta-feira (08/12), o Dia de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição – dogma da Igreja Católica que versa sobre a concepção de Jesus no ventre da Virgem – a data que se tornou feriado municipal na capital mineira.
De acordo com as informações dos sites da emissora religiosa Canção Nova e da Comunidade Católica Shalom, a data celebra a vida e a virtude da virgem Maria que, segundo a tradição cristã, concebeu o menino Jesus sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original.
Â
A data foi oficialmente promulgada pelo Papa Pio IX em 1854. Na história narrada pela BÃblia Sagrada, Jesus nasceu do ventre de uma mulher que era virgem.
Â
Na ocasião, a Virgem Maria confirmou a definição dogmática e a fé do povo em Imaculada Conceição durante a aparição para Santa Bernadette, em Lourdes: "Eu Sou a Imaculada Conceição".
Â
Os fieis mineiros tem grande devoção pela data desde os seus anos de fundação, quando ainda se chamava Curral Del Rei, no século XIX. Contrariando o que muitos pensam, Imaculada Conceição não é a padroeira de Belo Horizonte.
Â
Vale destacar, que muitos belo-horizontinos confudem o feriado com o dia do aniversário de BH, que é comemorado em 12 de dezembro. Em 2023, a cidade, que foi inaugurada em 1897, completa 126 anos, mas o dia festivo não é considerado feriado.
Â
Apesar da capital ter uma relação antiga de devoção à Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição, não é ela a padroeira de BH. A festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, que é de fato a padroeira da cidade desde 1932, é celebrada anualmente no dia 15 de agosto.