Nas últimas semanas, Sandy e Lucas Lima anunciaram o divórcio após 24 anos juntos. Em um artigo para o Estadão, o artista revelou que a leitura o fez tomar a decisão.

Dias antes do ex-casal anunciar a separação, o cantor publicou um trecho do escritor russo Tolstói sobre a importância de refletir às escolhas da vida. Para Lucas, a leitura o ajuda em inúmeras situações.




O cantor começou: "Eu sinto que sou mais ou menos engolido pelo hábito da leitura dependendo do momento, dependendo, na verdade, da necessidade. Às vezes o mundo é demais, a vida é demais e a gente precisa sair um pouco. Não só de casa, do bairro, da cidade, mas de nós mesmos".

Em seguida, contou que já teve períodos que ficou sem ler: "Já cheguei a passar dois anos sem levantar um livro e já tive épocas de acordar mais cedo do que precisava pra garantir meia horinha a mais de leitura"

E revelou que a leitura se tornou uma importante ferramenta de saúde mental: "Isso acontecia de forma inconsciente, mas hoje eu enxergo, reconheço isso e uso a leitura calculadamente, seja como ferramenta de saúde mental, de aprendizado ou só de puro prazer".

No entanto, Lucas Lima confidenciou que errou ao ler "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago, na pandemia: "Não foi das melhores ideias em termos de ansiedade".

"Ensaio Sobre a Cegueira" é sobre uma epidemia que atinge uma cidade, deixando seus habitantes cegos. Durante a quarentena, eles se redescobrem como pessoas, compreendendo a verdadeira essência humana. 

compartilhe