Tonico Pereira, de 74 anos de idade, não tem muito do que reclamar da vida profissional. O ator acabou de filmar O Velho Fusca, longa dirigido por Emiliano Ruschel, e também reestreou uma curta temporada do monólogo O Julgamento de Sócrates, no Teatro XP, no Rio de Janeiro, após dois anos longe dos palcos por conta da pandemia da Covid-19.
Consagrado no meio artÃstico com uma grande bagagem e papéis importantes na teledramaturgia brasileira, trabalho não vem faltando para o veterano, entretanto, o dinheiro não está rendendo na conta. A dificuldade financeira é um fenômeno recorrente na vida de Tonico.
Â
O artista sempre se virou. Já foi dono de peixaria, botequim, loja de automóveis, de parafuso e até aviãozinho... Para diblar a crise, agora ele tenta reforçar o caixa com um brechó, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense, com a esposa, bailarina e coreógrafa Marina Salomão há pouco mais de dois anos.
Â
"Não está dando lucro", revelou ele à jornalista Martha Reis, do Portal F5, do jornal Folha de S. Paulo. "Somos vÃtimas dessa situação, que é pandêmica e governamental", analisa o ator, que se diz negativamente surpreso com certas atitudes em tempos tão difÃceis. "Os proprietários aumentaram o aluguel, é uma loucura isso, não tem solidariedade nenhuma", desabafou.
Â
Para sair do vermelho, Pereira precisou vender cinco de seus carros antigos, pegar empréstimos, além de se ver obrigado a poupar em outra área. Mais Ãntima, digamos assim. Sem papas na lÃngua, o veterano confessou que a crise fez com que ele adiasse a troca de sua prótese peniana. O orçamento da cirurgia da manutenção ficou por R$ 25 mil - sem incluir neste valor a internação e a prótese, propriamente dita.
Â
"A internação é carÃssima, tive que adiar", declarou o artista, que se define como "a própria comorbidade em pessoa. Além do problema com o dispositivo colocado cirurgicamente no interior do pênis, ele vem frequentando hospitais e consultórios médicos com mais frequência nos últimos anos.
Â
Tonico que é diabético, já venceu o câncer na bexiga quatro vezes, teve um tumor no pulmão, trombose, tem DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), teve três diverticulites e dezenas de pneumonias. Em junho, esteve internado para tratar uma traqueobronquite.