Atração principal do primeiro dia do Rock in Rio, a banda britânica Iron Maiden contratou o mesmo jatinho usado recentemente pelo ex-presidente e candidato Luis Inácio Lula da Silva (PT) para cumprir agenda de campanha de visitas pelo país.
De acordo com as informações do site Aeroin, a banda usará a aeronave para deslocamentos da turnê Legacy of the Beast World Tour 2022. O avião fabricado pela Bombardier, foi registrada sob a matrícula PR-VDR. O modelo Bombardier DB-700-1A10, também conhecido pelo nome Global Express, um dos maiores aviões executivos do país, já pertenceu à mineradora Vale, mas hoje tem como proprietária a empresa de táxi-aéreo Air Jet e está avaliado em US$ 60 milhões (cerca de R$ 300 milhões na cotação atual).
O jato executivo tem dimensões semelhantes a aviões E-Jets de primeira geração da Embraer com 30,3 metros de comprimento e 28,7 metros de envergadura. O modelo também consegue voar de São Paulo a qualquer país da Europa sem escala.
Apesar do fato ser curioso, quem é fã de Iron Maiden provavelmente sentiu falta dos tradicionais aviões do grupo. Acontece que o Boeing 747, o modelo mais recente, usado na turnê The Book of Souls, em 2016 e 2017, foi aposentado no início deste ano. Atualmente, a aeronave ainda está em operação, sem a pintura personalizada, e voando pela companhia Saudi Arabian Airlines. A banda já teve três aviões "personalizados" nas turnês de 2008, 2011, 2016 e 2017. Os modelos foram apelidados de "Ed Force One".
A banda chegou ao Brasil na semana passada para apresentar a turnê, começando pelo show em Curitiba no último sábado (27/08). Além do compromisso no Rock in Rio na sexta-feira (02/09), o Maiden ainda realiza um show neste domingo (04/08) no estádio do Morumbi, em São Paulo, com ingressos esgostados.
Confira, abaixo, a seguir um vídeo do avião pousando na capital do estado do Paraná, registrado pelo canal Plane Spotter HD Curitiba, do Youtube: