Sempre fica um gostinho de quero mais quando acabamos de assistir uma série. Se você é fã de suspense, Enfermeira, disponível na plataforma da Netflix, é uma excelente escolha.




Enfermeira (The Nurse) é uma minissérie da Netflix com apenas quatro episódios. A trama, similar a de O Enfermeiro da Noite, conta a história de uma enfermeira que acaba perdendo o controle de suas ações e prejudica mortalmente pacientes internados em um hospital na Dinamarca.

A produção é baseada em fatos reais, a partir de um livro homônimo da jornalista Kristian Corfixen, e o caso teve resolução por autoridades locais em 2016.

A série conta com Fanny Louise Bernth no papel da enfermeira novata Pernille Kurzmann, e Josephine Park como a acusada Christina Aistrup Hansen. Ambas as atrizes são renomadas localmente e reconhecidas por seus trabalhos em produções dinamarquesas para TV e cinema.

O que acontece em Enfermeira

Enfermeira começa em 2015, em um hospital localizado no sul da Dinamarca, onde Pernille Kurzmann inicia sua jornada profissional como enfermeira. Lá, ela desenvolve uma amizade com Christina Aistrup Hansen. 




À medida que Pernille adquire experiência no cuidado com os pacientes, ela se vê confrontada com mortes misteriosas de outros internados. Esses eventos chamam a atenção das autoridades locais, mas Christina, uma enfermeira respeitada e conhecida por seu excelente trabalho, está envolvida.

Conforme a trama se desenrola, Pernille começa a desconfiar das ações de Christina. Agora, cabe a ela não apenas confortar os pacientes, mas também desvendar as verdadeiras intenções de sua antiga amiga de trabalho, mesmo que isso signifique colocar sua própria vida em risco.

Por ser uma produção dinamarquesa, Enfermeira não apresenta nomes famosos nas Américas. Todo o elenco é composto por talentosos atores e atrizes da Dinamarca. Fanny Louise Bernth, que interpreta Pernille, é reconhecida por seu trabalho no curta-metragem dramático Det er så yndigt de 2021, além da série de TV Herrens veje de 2017, que teve apenas duas temporadas. Josephine Park, no papel de Christina, estrelou a série Do Nada, Grávida, disponível na Netflix. Outros membros do elenco incluem Peter Zandersen (Niels), Dick Kaysø (Kenny), Selma Kjær Kuscu (Alberte), Amalie Lindegård (Katja), entre outros.




A direção da série é de responsabilidade de Kasper Barfoed, natural de Copenhague, cujo currículo inclui produções para a TV, como o filme Verão de 92 (2015), que narra a história da seleção de futebol dinamarquesa após chegar à partida final da liga europeia, sendo considerada a 'zebra' do campeonato.

(Foto: foto:)

Caso real de Enfermeira

De acordo com o livro The Nurse, escrito pelo jornalista dinamarquês Kristian Corfixen, o caso real ganhou destaque a partir de 1º de março de 2015, quando a polícia recebeu um chamado de uma enfermeira no hospital onde trabalhava. Ela mesma entrou em contato com as autoridades após suspeitar de uma colega de trabalho, acusando-a de matar pacientes apenas por prazer, sem qualquer motivo aparente.

Segundo relatos, a enfermeira Pernille contatou repetidamente as autoridades após o caso ocorrer várias vezes, acusando Christina como a responsável. Outros colegas de trabalho também começaram a perceber o comportamento suspeito da acusada, que já se estendia por alguns anos.




No entanto, várias provas já haviam sido perdidas. Algumas das vítimas foram cremadas e outras tiveram seus corpos em estado de decomposição, impossibilitando-as de servir como evidência. O livro narra toda a saga da investigação criminal que levou à prisão de Christina Hansen em 2017, após todas as acusações serem comprovadas e registradas.

A série da Netflix tenta contar essa história em seus quatro episódios, detalhando a vida dos personagens e utilizando relatos retirados do livro. Até o momento, o livro não possui tradução oficial para o português e não foi publicado nacionalmente, podendo ser encontrado apenas em lojas importadoras.

O post A série perfeita para ver na Netflix após Noite de Verão  apareceu primeiro em Observatório do Cinema.

Tags:
compartilhe