Titanic (1997), um sucesso de bilheteira, celebra nsta terça-feira (19/12), 26 anos desde que foi exibido pela primeira vez nas salas de cinema. O longa-metragem chegou ao Brasil no mês seguinte ao lançamento oficial e marcou uma geração e trouxe novos ares para o setor que se redesenhava no fim da década de 1990.




A obra dirigida por James Cameron arrecadou mais de U$ 2 bilhões e ficou estável na posição de maior arrecadação da história do sétima arte por 12 anos até a estreia de Avatar (2009), também dirigido por Cameron. Atualmente, a produção ocupa a terceira posição na lista de maiores bilheterias mundiais.

 

Além disso, a trama que tem três horas e 16 minutos de duração baseado na história real do naufrágio do navio RMS Titanic, que colidiu com um iceberg e afundou em sua viagem inaugural conquistou 11 estatuetas do Oscars, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor. Fora da premiação da Academia, o longa conquistou troféus no Globo de Ouro, BAFTA, SAG Awards, People's Choice Awards e Critics Choice Awards, na época denominado de Broadcast Film Critics Association.

 

Titanic até hoje é extremamente aclamado pela crítica e é sempre revisto pelo público que vibra com o começo da paixão de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet). Eles se conheceram dentro da embarcação e decidiram se entregar ao amor, mesmo sendo de mundos completamente diferentes.




 

Pensando nisso, nós do Portal UAI separamos 5 curiosidades sobre um dos filmes mais famosos da história das telonas que você talvez ainda não saiba. Confira, abaixo:

 

1 - James Cameron realizou 12 mergulhos e expedições aos destroços do verdadeiro Titanic, ficando mais tempo no navio do que os próprios passageiros da embarcação.

 

2 - Leonardo DiCaprio não era o favorito do estúdio para o papel de Jack e ficou perto de perder o papel para Matthew McConaughey. O ator chegou a fazer audição para o personagem.

 

3 - A icônica cena de Jack Dawson gritando na proa da embarcação "Eu sou o rei do mundo!" não estava no roteiro e foi improvisada por DiCaprio.




 

4 - Cameron não é adepto de trilhas sonoras em seus filmes, mas mudou de ideia quando ouviu My heart will go on de Celine Dion e resolveu colocar a música na produção. A canção composta por James Horner e com vocais de Celine, ganhou por Melhor Canção no Grammy. A versão instrumental, conduzida pelo saxofonista Kenny G, foi igualmente celebrada. 

 

5 - Kate fez suas cenas no mar sem roupa térmica para deixar sua atuação mais real, o que lhe rendeu uma pneumonia.

 

Confira, abaixo, o trailer:

compartilhe