O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta segunda-feira (20/11), feriado nacional dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. É uma data para refletir sobre o passado, o presente e o futuro.




A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

 

Pensando nisso, o Portal UAI traz uma lista de 10 filmes com boas histórias sobre a luta ou protagonizados por atores e atrizes negros em títulos de diferentes gêneros para serem vistos neste mês nas plataformas de streaming.

Ó Paí, Ó (2007)

Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias da folia baiana, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana, uma mulher evangélica, decide puní-los, fechando o registro de água do prédio.A falta d'água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.




 

Disponível: Globoplay.

Histórias Cruzadas (2011)

O filme é ambientado nos anos 60, no Mississippi, nos Estados Unidos. Eugenia Skeeter Phelan (Emma Stone) é uma jovem branca da alta sociedade de pensamento independente e que, após se formar na universidade de Jornalismo, retorna para casa decidida a ser escritora. Incomodada com o tratamento ofensivo de patroas daquela época, ela começa a entrevistar mulheres negras que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Eugenia Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), empregada na casa da melhor amiga de Eugenia, é a primeira a conceder uma entrevista, mesmo com medo. A partir daí, outras mulheres se juntam para relatar as injustiças e o racismo vividos por elas no ambiente de trabalho.

 

Disponível: Star+.

12 Anos de Escravidão (2013)

Em 1841, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, com sua identidade e dignidade arrancadas à força, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de 12 anos, ele passa por dois proprietários de fazendas, William Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que exploram seus serviços, cada um à sua maneira, até ser resgatado por um advogado.

 

Disponível: Star.

Raça (2016)

Cinebiografia conta a vitoriosa história do esportista negro americano Jesse Owens (Stephan James), que brilha nas pistas de atletismo dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Na competição, ele ganhou quatro medalhas de ouro e calou o preconceito em pleno território comandado pelo ditador Adolf Hitler, que prega o nazismo e a doutrina da supremacia da raça ariana.




 

Disponível: Amazon Prime Video.

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

No longa, acompanhamos três momentos da vida de Chiron (Alex Hibbert), um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami, nos Estados Unidos. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem que acaba encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

 

Disponível: HBO Max.

Corra! (2017)

Chris Washington (Daniel Kaluuya) é jovem preto que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca Rose Armitage (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, a jovem assegura que seus pais não são racistas. Mas, com o tempo, Chris percebe que a família da amada esconde algo muito mais perturbador - e o jeito é tentar escapar.

 

Disponível: Amazon Prime Video, Star, Paramount, Globoplay e Netflix.

 

Pantera Negra (2018)

Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos africanas que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás. Os wakandanos usam o vibranium para desenvolver tecnologia avançada e isolar-se do mundo, que acha que o país é uma nação do Terceiro Mundo.




 

Disponível: Disney.

Django Livre (2012)

O filme, de Quentin Tarantino, mostra a história de Django (Jamie Foxx), um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz), o qual busca os irmãos assassinos Brittle e promete libertá-lo ao encontrá-los. Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois continuam trabalhando juntos para caçar os criminosos mais procurados dos Estados Unidos da América. Além disso, Django também tenta resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que foi traficada. Contudo, essa busca os leva ao fazendeiro Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), que força seus escravos a participar de competições mortais.

 

Disponível: Amazon Prime Video, Paramount, Globoplay e Netflix.

 

Medida Provisória (2020)

Em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos pretos a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens. Porém, essa aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), além de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora de favor com eles no mesmo apartamento. Nessa residência, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Com o terror se formando, eles são separados e não sabem se vão conseguir se reencontrar.

 

Disponível: Globoplay e Amazon Prime Video.

 

Racionais - Das ruas de São Paulo pro mundo (2022)

Gravado ao longo de trinta anos, o documentário do Racionais MC's segue o grupo mais influente do rap nacional, desde sua criação. Mostrando a origem e ascensão do grupo, o documentário traz imagens inéditas dos quatro jovens negros e periférico Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. Além de entrevistas, o documentário reforça o impacto e legado das músicas que introduziram o gênero no Brasil, desde os primeiros shows de rap na ruas de São Paulo.

 

Disponível: Netflix.

 

compartilhe